segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pasticcio



Quem quiser começar alguma coleção de livros de culinária, uma boa pedida são esses da foto acima. Na minha opinião, um bom livro de receita deve ter tudo bem explicadinho e o mais importante - fotos! Esta coleção tem fotos em todas as receitas. Só tem um porém: é de uma editora portuguesa. As vezes me deparo com termos em português de Portugal. Mas não é nada que vá comprometer a receita, dá pra entender legal (e quando não sei o que é determinado ingrediente, olho no santo google). Tenho esses 4 livros (Forno, Cozinha Rápida, Entradas e Acepipes e Chocolate) e pretendo comprar somente mais um, o de Massas (tem mais uns 2 eu acho, Wok e Culinária Chinesa, que não me interessaram).

Bom, chega de propaganda e vamos à receita! Pasticcio é um prato italiano que tem várias versões (como lasanha - que tem de queijo, frango, presunto, etc.), e a versão postada é a versão grega. Tem 3 camadas: a inferior - um molho feito com carne moída, a do meio - uma massa de forma pequena, e a superior - um creme branco. Um gosto bastante peculiar porque leva vinho branco seco e iogurte natural, ingredientes que não estão presentes nas receitas do dia-a-dia. É fácil de fazer, por isso mandei o marido pra cozinha e fiquei vendo o domingo passar no sofá... bom né?!

Ingredientes:

Para a primeira camada:
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola, finamente picada
1 pimentão vermelho, sem sementes e picado
2 dentes de alho, picados
500 gramas de carne moída
400 gramas de tomate aos pedaços, sem pele
125 mL de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de manjericão fresco, picado
Sal e pimenta

Para a segunda camada:
250 gramas de fusilli
1 colher (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de creme de leite
Sal
Raminhos de manjericão fresco para guarnecer

Para a terceira camada:
300 mL de iogurte natural
3 ovos
50 gramas de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta

Modo de preparo:

Para a primeira camada:
Aquecer o azeite numa frigideira grande, juntar a cebola e o pimentão, cozinhar durante 3 minutos. Juntar o alho e cozinhar por mais 1 minuto. Adicionar a carne, temperar a gosto e cozinhar, mexendo sempre até dourar a carne e a água secar. Juntar o tomate e o vinho, misturar bem. Deixar cozinhando em panela destampada por cerca de 20 minutos ou até obter um molho espesso. Juntar o manjericão e reservar.

Para a segunda camada:
Cozinhar a massa em água com sal e azeite por cerca de 8-10 minutos (ou até ficar al dente). Escorrer, transferir para uma vasilha grande e juntar o creme de leite. Reservar.

Para a terceira camada:
Bater com um garfo o iogurte, os ovos, o sal e a pimenta até ficar tudo bem misturado.

Montagem:
Colocar metade da massa num refratário, seguida de metade do molho. Repetir o processo. Espalhar uniformemente a cobertura sobre a camada final. Polvilhar com queijo parmesão ralado e levar ao forno baixo (pré-aquecido) por vcerca de 20 minutos, até que a cobertura comece a borbulhar. Guarnecer com o manjericão e servir.

Dicas:

A receita original do livro pedia 50 gramas de anchovas no molho. Nós aqui dispensamos!
Faça quantas camadas massa/molho desejar. O Bruno fez 1 camada de massa e 1 de molho somente.

Um comentário:

Eu comentaria isso!