terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nhoque (versão 1)


Amo comida italiana, como já disse aqui em outros posts. Nhoque é um prato que leva basicamente batatas, farinha de trigo e ovos. Estou postando essa receita, por sinal da minha mãe, justamente porque foge à regra: ela usa maionese ao invés de ovos. De acordo com ela, fica mais leve - e eu concordo.

Ingredientes:

5 batatas grandes
1 colher (sopa) de maionese
Sal a gosto
Cerca de 15 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com casca até ficarem bem macias. Descasque e amasse no espremedor de batatas. Reserve. Quando esfriar, coloque a maionese, o sal e vá juntando a farinha aos poucos, amassando com as mãos. A massa fica um pouco mole, gruda um pouquinho nas mãos. Faça as bolinhas no tamanho desejado e cozinhe em água fervente. Escorra e coloque o molho de sua preferência.

Dicas:
O tamanho e a qualidade das batatas influencia muito na quantidade de farinha. Para fazer essa receita, usei batatas enormes, por isso essa quantidade maior de farinha. Dependendo do tamanho das batatas que você for usar, pode ser que nem gaste tudo isso. Daí a importância de colocar a farinha aos poucos.
Junte a maionese apenas quando as batatas amassadas estiverem frias, caso contrário, pode desandar a massa.
Eu não sou muito boa para acertar o ponto do nhoque de primeira, então faço o seguinte: coloco uma quantidade de farinha, amasso, cozinho uma bolinha da massa e provo. Se estiver mole, coloco mais farinha até chegar na consistência do meu agrado.

Um comentário:

  1. não tenho muito animo pra fazer o nhoque não, eu sempre compro pronto e só faço o molho... kkkk

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!