sábado, 1 de janeiro de 2011

Bolo Gelado de Frutas


Fiz esse bolo para nossa "ceia" da virada ontem, foi nossa sobremesa depois de comer pastéis de forno que vou postar aqui também. A receita eu inventei: queria um bolo leve e geladinho com frutas, então usei a massa de um rocambole, o creme de um pavê e como cobertura, testei uma nova receita de glacê. Feliz Ano Novo!

Ingredientes:

Para a massa:
6 claras
6 gemas
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (café) de fermento em pó
1/2 colher (café) de essência de baunilha

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
1 gema
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 colher (café) de essência de baunilha
Frutas a gosto (usei pêssego e goiaba em calda)

Para o glacê:
1 clara
300 gramas de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater as claras até ficarem bem firmes. Adicionar as gemas peneiradas, uma a uma, sem parar de bater. Juntar o açúcar peneirado, aos poucos. Bater bem e desligar a batedeira. Misturar a farinha e o fermento também peneirados, e por último, colocar a essência de baunilha. Levar para assar numa fôrma retangular grande, forrada com papel manteiga. Esperar esfriar para desenformar.

Para o recheio:
Bater no liquidificador o leite condensado, o leite, o amido de milho, a essência de baunilha e a gema peneirada. Levar ao fogo e cozinhar até engrossar. Reservar. Picar as frutas em cubos.

Para o glacê:
Bater a clara com 1 colher (sopa) de açúcar em velocidade baixa. Juntar o açúcar restante, aos poucos. Quando terminar de colocar o açúcar, juntar o suco de limão coado, aumentar a velocidade da batedeira e bater por cerca de 10 minutos.

Para a montagem:
Forrar o fundo de uma fôrma de bolo inglês com filme plástico. Cortar uma fatia do bolo e colocar na fôrma. Molhar com a calda de sua preferência (usei a calda dos pêssegos em lata). Espalhar um pouco do creme e colocar frutas por cima. Faça o mesmo, até terminar com o bolo. Leve para gelar de um dia para o outro. No dia seguinte, desenformar sobre um prato de servir. Fazer o glacê e decorar a gosto.

Dicas:

Minha fôrma de bolo inglês era pequena, por isso fiz 2 camadas de recheio. Se a fôrma fosse mais funda, essa receita dava para fazer mais 1 camada de recheio.
Não esperei o dia seguinte para desenformar o bolo, e por causa dessa pressa o creme escorreu um pouco, como podem ver na foto. Também acho que podia ter colocado as colheres de amido de milho um pouquinho mais cheias rsrsrsrs. Meu creme não ficou tão cremoso quanto deveria.
Sempre quis achar uma receita de glacê que desse para usar bicos de confeitar. Essa é perfeita, ele não derrete com o calor e nem fica duro na geladeira. Se você não gostar de glacê, use outra cobertura como chantilly, marshmallow, ganache, etc.

2 comentários:

  1. Nossa Karen !!Tá lindo, e imagino que delícia!!!!Ô menina danada heim!!!Vou tentar fazer um dia!!!"FELIZ ANO NOVO" !!!

    ResponderExcluir
  2. Hummm, fiquei com água na boca!!!Que delícia!!!

    Bjs....

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!