terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Frango Especial


Mais uma do livro Dona Benta. Essa receita chamava-se "Frango à Moda de Parma" (p. 430). Troquei o nome porque não usei presunto de parma e fiz umas outras pequenas alterações. A receita é perfeita!

Ingredientes:

6 filés de frango
6 fatias de peito de peru
Manteiga para fritar os filés
150 gramas de mussarela ralada
3/4 xícara (chá) de creme de leite sem soro
1 gema
3 colheres (sopa) de vinho branco seco
Farinha de rosca
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Limpe e tempere cada filé de frango. Bata cada um, suavemente, com um martelo de carne. Passe cada filé pela farinha de rosca, aperte bem. Coloque um pouco de manteiga numa frigideira, espere derreter e frite cada filé, dos dois lados (vá colocando mais manteiga a cada 2 filés fritos). Disponha-os num refratário e coloque as fatias de peito de peru sobre cada filé. Reserve. Quando terminar de fritar os filés, coloque mais um pouquinho de manteiga na frigideira (o equivalente a 2 colheres de sopa derretidas), junte o vinho e deixe ferver. Misture a gema com o creme de leite e despeje na frigideira. Assim que ferver, apague o fogo e junte a mussarela. Se necessário, acerte o sal. Regue cada filé com este creme e sirva imediatamente.

Dicas:

A receita original leva presunto de parma ao invés de peito de peru e queijo parmesão ralado ao invés de mussarela.
O creme de leite utilizado é o creme de leite fresco. Como nunca achei aqui em Belém para comprar, retiro o soro do creme de leite de lata ou uso o de caixinha. Caso vá usar o de lata, deixe no congelador por cerca de 1 hora. Abra a lata cuidadosamente e retire o creme. O soro ficará todo na parte de baixo da lata, aí é só escorrer.
Coloquei umas batatas assadas na receita para incrementar.
Quando estiver fritando os filés, um pouco da farinha de rosca acaba queimando. A cada 2 filés que fritar, retire o excesso de farinha de rosca que ficar na panela com uma colher. Se não fizer isso, vai grudar farinha queimada nos próximos filés. Além de não ficar apresentável, pode dar um gosto amargo no frango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!