segunda-feira, 28 de março de 2011

Espaguete à Bolonhesa


Esta é a receita do autêntico molho de carne - ragù - da cidade de Bolonha, em Emília-Romana, Norte da Itália. É muito rico e sempre servido com tagliatelle, mas como não tinha aqui em casa, foi o spaghetti mesmo.
Quando pensamos num molho de carne para servir com massa, a nossa mente volta-se automaticamente para este molho. Graças aos emigrantes italianos, o molho bolonhês tornou-se um dos mais famosos molhos para massas. Com carne de vaca, porco e bacon cozidos com vinho e tomates, é intenso no seu sabor e bastante substancial.
Fonte: manual prático de massas (p.136).

Ingredientes:

500 gramas de espaguete (ou tagliatelle)
Sal a gosto
Queijo parmesão para polvilhar
1 cebola
2 cenouras
2 talos de aipo (não coloquei)
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
130 gramas de bacon magro, em cubos
250 gramas de carne de vaca, em pedaços bem pequenos (usei filé mignon)
250 gramas de carne de porco, em pedaços bem pequenos (usei filé mignon suíno)
1/2 xícara (chá) de vinho branco
400 gramas de polpa de tomate
2 ou 3 xícaras (chá) de caldo de carne
1/2 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo:

Pique finamente todos os legumes frescos. Aqueça a manteiga e o azeite numa panela. Junte os legumes e o bacon, cozinhe em fogo médio, mexendo frequentemente por cerca de 10 minutos ou até os legumes estarem macios. Junte a carne picada, abaixe o fogo e cozinhe suavemente por 10 minutos, mexendo com frequência e desfazendo eventuais blocos de carne com uma colher de pau. Tempere a gosto, junte o vinho e volte a mexer. Cozinhe durante 5 minutos ou até reduzir. Junte a polpa de tomate e 1 xícara do caldo de carne. Deixe levantar fervura. Mexa bem o molho e abaixe o fogo. Tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar suavemente por cerca de 2 horas. Durante este tempo, mexa de vez em quando e junte mais caldo de carne, à medida que este for absorvido. Junte o creme de leite ao molho, misture bem e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Enquanto isso, cozinhe o macarrão em bastante água e sal até ficar "al dente". Prove o molho e acerte os temperos. Escorra a massa e coloque o molho sobre ela, misture bem. Sirva imediatamente, com queijo parmesão.

Dicas:

A carne deve ser picada em cubos bem pequenos mesmo, quase como se fosse moída.
Não deixei o molho cozinhar por 2 horas como a receita pede em uma das etapas, o caldo secou bem antes desse tempo. No total, devo ter gasto uma hora e meia para fazer toda a receita.
Fiz metade dessa receita. A receita inteira serve 4 pessoas.

Um comentário:

Eu comentaria isso!