terça-feira, 13 de setembro de 2011

Panqueca Doce


Para minha felicidade aqui em Salvador tem muitas docerias, e a maioria é muito boa. Mal cheguei e já conheço umas 4. A última que estive me conquistou com uma panqueca, feita com um creme bem doce e morangos picados, coberta com algo que parecia uma ganache. Detalhe, esse era o pedido do meu marido! O meu era um pedaço de bolo de brigadeiro que também não ficou atrás. Mas a panqueca era diferente e ousada. Provei um pedaço e logo quis imitar. Consegui um bom resultado.

Ingredientes:

Para a massa:
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
Azeite para fritar as panquecas

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 barra (170/180 gramas) de chocolate branco ralado (ou picado fino)
2 caixinhas (cerca de 500 gramas) de morangos lavados, picados e secos (reserve 8 inteiros para decorar)

Para a cobertura:
1 barra de chocolate ao leite (170/180 gramas)
Cerca de 3/4 de uma caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

Para a massa:
Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira antiaderente e pincele azeite. Coloque uma porção de massa (que deve ser fina) e frite uma a uma, até terminar a massa. Unte a frigideira a cada panqueca frita. Reserve.

Para o recheio:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, numa panela de fundo grosso, até o chocolate branco derreter e o creme ficar em ponto de brigadeiro mole. Reserve até esfriar e junte os morangos picados. Misture.

Para a cobertura:
Derreta o chocolate junto com o creme de leite até formar um creme homogêneo (eu derreto tudo junto, direto no fogo bem baixo, usando uma frigideira antiaderente e mexendo sempre. Se preferir, derreta o chocolate no microondas e depois junte o creme de leite).

Montagem:
Sobre cada massa de panqueca, coloque no centro cerca de 2 colheres (sopa) bem cheias de recheio. Feche cada lado, juntando as beiradas para o centro, formando tipo um envelope. Espalhe cerca de 3 colheres (sopa) da cobertura por cima, e decore com um morango. Essa quantidade rende cerca de 8 a 9 panquecas.

Dicas:

A consistência da massa da panqueca é meio difícil de explicar. Pode ser que fique muito aguada (nesse caso, coloque mais farinha) ou grossa demais (nesse caso, coloque mais leite), depende do tamanho do ovo, das colheres de farinha, etc. Mas se você consegue fazer uma massa de panqueca salgada, certamente irá acertar o ponto dessa. É exatamente o mesmo. O importante é que você consiga deixá-la fina ao fritar.
Sirva em temperatura ambiente. Se estiver muito quente, coloque na geladeira, mas retire cerca de 1 hora antes de servir. Essa sobremesa também não dura muito tempo na geladeira, fica ressecada. Consuma em no máximo 2 dias.

4 comentários:

  1. Eu amo panquecas com mel ou com nutella... mas o meu problema é fritar a massa, só consigo fazer com elas fiquem bonitinhas se usar a massa em caixinha da Dr Otker... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não precisa fritar a massa,é só colocar manteiga derretida na massa da panqueca,fica mt mais gostosa e não fica oleosa,para um liquidificador cheio use umas 4 a 5 colheres cheia

      Excluir
  2. E Salvador so te fez bem!!!Com essas panquecas lindasss!!!!Comeria tudim..Bjossssssssss

    ResponderExcluir
  3. Suas panquecas estão lindas, Karen. A receita parece muito boa. Vou tentar.
    Salvador tem tanta coisa boa, amiga. Já Macaé...

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!