quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Torta de Carne Moída



Carne moída e suas 1001 utilidades! Usei a receita de massa podre do livro do Michel Roux que já postei aqui no blog, e o recheio foi por minha conta. Delícia!

Ingredientes:

Ingredientes:

Para a massa podre:
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga cortada em pedaços pequenos e levemente amolecida
1 ovo
1 colher (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
40 mL de água fria
1 gema para pincelar

Para o recheio:
500 gramas de carne moída (usei patinho)
2 tomates sem pele, picadinhos
1/2 cebola picadinha
1/2 pimentão verde, picadinho
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 colher (sobremesa) de amido de milho
1/2 lata de ervilha
Sal e pimenta a gosto
Azeite para refogar

Modo de preparo:

Para o recheio:
Frite a cebola no azeite, junte a carne e mexa bem. Tempere a gosto (costumo colocar meio cubo de caldo de carne), espere a água secar. Junte os tomates, o pimentão e as ervilhas, mexendo sempre. Se estiver seco, coloque um pouquinho de água quente. Dissolva o amido de milho em um pouquinho de água e junte ao recheio, misture bem. Desligue o fogo e acrescente o requeijão. Mexa e depois reserve até esfriar.

Para a massa:
Despeje a farinha sobre a superfície de trabalho e faça um buraco no meio. Nele, acrescente a manteiga, o ovo, o açúcar e o sal. Com a ponta dos dedos, misture esses ingredientes até obter um creme. Em seguida, pouco a pouco, incorpore a farinha no centro e trabalhe a massa com a ponta dos dedos até obter uma textura granulada. Adicione a água fria e misture tudo até a massa começar a dar liga. Usando a palma da mão, empurre a massa para longe de você 4 ou 5 vezes, até ficar homogênea. Forme uma bola com a massa, envolva em filme plástico e mantenha na geladeira até a hora de usar. Abra a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada e transfira para uma assadeira redonda (a minha tem 25 cm), coloque o recheio já frio e cubra com a massa. Pincele gema e leve ao forno até dourar.

Dicas:

Se quiser, acrescente catupiry no lugar do requeijão, por cima do recheio já frio e espalhado sobre a base da torta.

2 comentários:

Eu comentaria isso!