sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Torta Cremosa de Queijo


Lembram da Torta de Peito de Peru Defumado com Creme de Queijo que já postei aqui? Pois é, essa daí é uma versão bem parecida dela, fiz um creme com 4 queijos e deixei de fora o peito de peru. Essa é para quem gosta mesmo de queijos, pois o gosto fica beeem pronunciado.

Ingredientes:

Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
200 gramas de margarina sem sal
2 ovos
1 pitada de sal
Farinha de trigo para polvilhar
1 gema ligeiramente batida para pincelar

Para o recheio:
1 caixinha de catupiry (400 gramas)
1 caixinha de creme de leite
150 gramas de gorgonzola
300 gramas de provolone (sem a casca)
300 gramas de muçarela

Modo de preparo:

Para o recheio:
Rale a muçarela, o provolone e o gorgonzola. Reserve. Numa panela, derreta o catupiry. Abaixe o fogo, junte o creme de leite e mexa bem. Acrescente os queijos, aos poucos, e vá mexendo bem até ficar um creme bem consistente, sem deixar ferver. Reserve até esfriar.

Para a massa:
Misturar a farinha de trigo, o amido de milho, a margarina, os ovos e o sal. Amassar até obter uma massa lisa e homogênea. Abrir um pouco mais da metade da massa sobre uma superfície enfarinhada, forrar o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível (28 cm de diâmetro). Distribuir o creme de queijo e cobrir a torta com a massa restante. Pincelar com a gema e levar ao forno até dourar. Desenformar e servir imediatamente.

Dicas:

Altere os tipos e as quantidades de cada queijo conforme for do seu gosto. O importante é não substituir o catupiry por nenhum outro tipo, pois é ele que dá a "liga" do creme. Produtos de qualidade fazem toda a diferença, falo por experiência própria.

4 comentários:

  1. O cheiro chegou aqui!!!1Hum......"Amo seu blog"!!!!Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Karen, vc é terrível! Adivinhe o que aconteceu: acabei de abrir seu blog e já me aparece essa receita, com essa foto e o Rodolpho aqui do meu lado começou a babar. Ele vive me pedindo a torta e até agora não fiz, mas não vai ter jeito depois dessa foto.

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia, rsrsrssrsrsr estou rindo aqui do "azar" que vc deu! Mas faça sim, a torta é simples e mto gostosa. Não troque o catupiry por outros genéricos, senão a torta fica muito "aguada", escorre tudo na hora de partir! Dps me conta. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receita...fácil, rápida e uma delícia!
    Obrigada por compartilhar ;)

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!