quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Torta Especial da Cleusa



A Cleusa é mãe da Fernanda, uma amiga da faculdade. Tornou-se uma amiga especial depois de compartilhar várias receitas comigo, inclusive fez o recheio dessa torta novamente apenas para me passar as medidas exatas da receita. Por isso, achei que a primeira receita de sua autoria postada aqui merecia o nome dela. No seu orkut, tem fotos de babar! Essa torta é divina, uma mistura incrível de chocolate branco e coco. Cleusa, obrigada pelas receitas e pelas dicas que tem me dado. Não sei se as fotos dela estão liberadas, mas quem quiser ver o perfil da Cleusa, é só clicar aqui.

Ingredientes:

Para o pão-de-ló:
3 ovos
100 gramas de açúcar (1/2 xícara de chá)
100 gramas de farinha de trigo (3/4 xícara de chá)
5 gramas de fermento (1 colher de chá)

Para o recheio:
340 gramas de chocolate branco de qualidade
60 gramas de creme de leite (pouco mais de 1/4 de xícara de chá)
10 gramas de glucose líquida (karo) (1 colher de sopa)
45 mL de leite de coco
15 mL de licor de coco (1 colher de sopa) (não coloquei)
Cerca de 3/4 xícara de coco fresco ralado (usei o de pacotinho, úmido e adoçado)
150 gramas de cream cheese

Para a cobertura:
170 gramas de chocolate branco
3/4 de xícara (chá) de creme de leite
Coco ralado e chocolate branco para decorar

Modo de preparo:

Para o pão-de-ló:
Bater as claras até ficarem firmes. Juntar as gemas peneiradas e depois o açúcar também peneirado. Bater muito bem, a mistura deve ficar volumosa e fofa. Desligue a batedeira, junte a farinha e o fermento peneirados, misture delicadamente e despeje numa fôrma redonda (20 cm), untada e forrada com papel manteiga também untado. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Espere esfriar totalmente.

Para o recheio:
Misture o chocolate branco picado com o creme de leite e leve para derreter em banho-maria. Retire do fogo e junte os outros ingredientes (exceto o cream cheese), mexendo bem. Leve para gelar por algumas horas. Retire e junte o cream cheese aos poucos, até obter a consistência desejada (usei o pote todo). Reserve.

Para a cobertura:
Derreta o chocolate branco com o creme de leite, mexa bem até ficar homogêneo. Reserve.

Montagem:
Quando o bolo estiver frio, corte em 2 ou 3 partes (cortei em 2) e molhe com uma calda de sua preferência (usei uma mistura de leite de coco, leite e açúcar). Na própria fôrma onde o bolo foi assado, coloque uma das partes, despeje o recheio e leve para gelar até firmar (cerca de 6 horas). Desenforme e cubra com a ganache branca. Decore as laterais com coco ralado e o topo com o chocolate picado.

Dicas:

Como não usei o licor de coco no recheio, precisei aumentar a quantidade de creme de leite para derreter o chocolate. O chocolate branco já é mais chatinho para derreter (tem ponto de fusão mais elevado), então força nos braços aí porque o negócio fica tenso! Mas depois que você acrescenta os outros ingredientes, o creme fica mais "leve" de trabalhar.
Se você quiser, pode usar o recheio também como cobertura. Basta reservar uma quantidade do creme e não colocar o coco ralado.
Ao contrário do que muita gente pensa, o cream cheese não deixa a torta salgada, e nem lembra requeijão. Eu mesma pensava assim, mas já comprovei que não acontece isso.
Se você quiser o recheio mais firme, use mais cream cheese. Caso contrário, aumente a quantidade de creme de leite.

2 comentários:

Eu comentaria isso!