terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Risoto à Piamontese


Todo mundo conhece essa receita, né? É a clássica dos risotos. Eu já comi em restaurantes, mas nunca havia preparado. Procurei na internet e achei várias versões. Por causa disso, acabei montando a minha receita, baseada nos ingredientes mais comuns desse prato. Não tem como errar nessa receita, apesar do preparo ser meio chatinho. Acertei de primeira e já até repeti.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo
1 xícara (chá) de vinho branco seco
Cerca de 1 litro de caldo* de legumes, frango ou carne (usei o de legumes)
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena ralada
100 gramas de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de palmito (em rodelas)

Modo de preparo:

Numa panela, aqueça o azeite com 2 colheres (sopa) de manteiga. Frite a cebola até ficar transparente. Junte o arroz e refogue um pouquinho. Coloque o vinho e mexa bem até que cerca de 2/3 do caldo da panela tenha evaporado. Não pare de mexer. Vá juntando o caldo quente de legumes aos poucos (use uma concha), mexendo sempre (fogo médio), até que o arroz fique macio. Não deixe o caldo evaporar completamente antes de colocar a próxima concha de caldo. Quando o arroz estiver cozido (deixe um pouco de caldo para ficar bem cremoso), junte o creme de leite fresco. Continue misturando tudo sem parar, abaixe o fogo, junte o parmesão, o palmito picado e as 2 colheres restantes de manteiga. Acerte o sal se necessário e sirva imediatamente.

Dicas:

* Para fazer o caldo de legumes, basta ferver 1 litro de água e dissolver 1 tablete de caldo de legumes. Mexa bem e se certifique que o tablete foi completamente dissolvido.
Essa foi a primeira vez que usei o arroz carnaroli, especial para risotos. Nunca mais uso o comum quando for preparar risotos! Faz MUITA diferença. Pela primeira vez meu risoto ficou cremoso, molhadinho, encorpado. Vale a pena pagar um pouco mais por esse arroz.
Quem nunca ouviu falar desse arroz, basta ir num supermercado e procurar perto daqueles saquinhos de arroz prontos, arroz japonês, etc. Basta olhar com atenção, num mercado de porte médio você encontra com certeza. Tem saquinhos de 500 gramas e de 1 quilo. Já o creme de leite fresco (pasteurizado, aquele de garrafinha que fica perto dos iogurtes no mercado) é fundamental nessa receita, pois você precisa ferver o risoto já com o creme de leite. Se usar o de caixinha ou o de lata, nada de ferver, senão talha. O creme de leite fresco não é encontrado facilmente, procure por ele em empórios ou então em supermercados mais completos.
Outra dica sobre o arroz: não lave! Isso mesmo, se você lavar os grãos, vai tirar parte da "goma" que é fundamental para que o risoto fique cremoso. Enquanto está cozinhando, esse arroz libera o amido e daí sai aquele "caldinho" cremoso.
Eu sei que as receitas de "Risoto à Piamontese" leva champignon, mas como eu disse, fiz a minha própria versão. Detesto qualquer tipo de cogumelos e resolvi não colocar.
O "chatinho" dessa receita é justamente não poder parar de mexer, senão o arroz gruda e queima no fundo. O tempo de cozimento vai depender de muitos fatores (marca do arroz, fogo, panela, quantidade, etc.), mas o meu levou uns 30 minutos para ficar pronto. E nesses 30 minutos eu fiquei lá, sem tirar a mão da colher!
Esse prato vira um tijolo se for resfriado e requentado. Melhor é consumir na hora, e fazer tortas ou bolinhos de arroz com o que sobrar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!