quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bolinhos de Batata



Ganhei do meu amigo David o livro "Culinária Expressa" - esse aí da foto ao lado - e foi de lá que tirei essa receita. O livro é excelente, tem receitas para todos os gostos e o principal na minha opinião: com fotos! Tudo é bem ilustrado, bem explicado. Vale muito a pena. Essa receita está na página 98. Já postei bolinhos de batata aqui no blog, mas esses são um pouco diferentes, principalmente por não serem fritos em imersão (gostei muito disso). Qual é o melhor? Os dois!!!

Ingredientes:

450 gramas de batata sem casca
1 cebola pequena ralada
Cebolinha picada
125 gramas de queijo ralado (usei parmesão)
1 ovo levemente batido
Sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Ferva as batatas numa panela com água e sal até ficarem macias. Retire e amasse. Misture o purê com a cebola, a cebolinha, o queijo e o ovo. Tempere bem com sal e pimenta. Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente em fogo médio. Com as mãos polvilhadas com farinha, faça bolas grandes de massa e achate-as um pouco. Coloque com cuidado no azeite quente, e frite por 2-3 minutros de cada lado, adicionando mais azeite à panela, se necessário. Sirva quente.

Dicas:

Esses bolinhos são meio chatinhos para fritar, pois a massa é meio mole e você precisa ficar moldando as laterais ao mesmo tempo que impede que os bolinhos queimem e grudem. A aparência dele é assim mesmo, com essa casquinha dos dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!