quinta-feira, 15 de março de 2012

Pão de Queijo III


Mais uma receita de pão de queijo testada! Essa é da minha amiga Cleusa. Muito gostosa e interessante essa receita por levar batata na massa. Um pouquinho trabalhosa, mas garanto que vale a pena. Fica bem sequinho por fora e macio por dentro. Virou minha receita preferida de pão de queijo!

Ingredientes:

800 gramas de polvilho azedo
380 gramas de queijo semi-curado ou canastra (ralado grosso)
20 gramas de farinha de milho (1 colher e meia de sopa) dissolvidos em 65 mL de leite
175 gramas de batata cozida no vapor
250 mL de óleo
250 mL de leite
35 gramas de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos grandes
Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o queijo e o polvilho. Depois de muito bem batido, despeje o líquido numa vasilha grande e junte o queijo. Aos poucos, incorpore o polvilho. Misture muito bem com as mãos até obter uma massa mole e grudenta. Depois de bem misturada, cubra a massa com filme plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte. Unte as mãos com óleo e faça bolinhas, coloque-as bem separadas umas das outras numa fôrma untada. Asse em forno baixo (180ºC) e pré-aquecido até dourar (no meu forno levou uns 45 minutos).

Dicas:

A massa fica mole mesmo, mas o tempo que fica na geladeira faz com que fique firme no dia seguinte, dá para fazer as bolinhas sem problema.
A quantidade de sal depende de quão salgado é o queijo que você vai usar. Eu costumo colocar cerca de 1 colher de sobremesa de sal.
Se você não tem uma balança em casa, pese a batata no supermercado. É importante respeitar as medidas. E a batata deve ser cozida no vapor porque absorve menos água. Se você cozinhar em imersão, vai precisar de mais polvilho.
Essa receita rende aproximadamente 50 pães de tamanho médio. A massa crua pode ser congelada, basta fazer as bolinhas, colocar numa assadeira e levar ao congelador. Quando estiverem duros, transfira-os para um saco plástico e feche bem.

Um comentário:

Eu comentaria isso!