terça-feira, 20 de março de 2012

Strogonoff de Carne


Jurava que já tivesse postado essa receita aqui no blog há tempos... mas aí fui procurar nas minhas imagens e lembrei o porquê: as fotos sempre ficavam horríveis e eu não tinha coragem de colocar! Mas agora consegui uma melhorzinha, do prato já pronto com seus acompanhamentos. Mas convenhamos: essa receita não tem um visual legal mesmo não... Strogonoff é um prato de origem russa composto de cubos de carne bovina, flambados à vodca, servidos num molho de creme de leite. Hoje encontramos inúmeras variações. Essa receita é da minha mãe, e na minha opinião é a melhor receita de strogonoff que já experimentei.

Ingredientes:

1 quilo de carne (sugiro filé mignon)
3 colheres (sopa) de manteiga
3 tomates sem pele, picados
1 lata de creme de leite*
1 copo** de vinho tinto
2 colheres (sopa) de catchup
1 cebola pequena picada

Modo de preparo:

Limpar e cortar a carne em cubos pequenos e temperar a gosto. Fritar a cebola na manteiga, juntar a carne e deixar ferver até secar a água. Acrescentar os tomates, o vinho, o catchup e deixar cozinhar um pouco (tampar a panela). Por último, misturar o creme de leite e desligar o fogo. Servir em seguida.

Dicas:

Se quiser, acrescente à receita milho verde, cogumelos, etc.
Você pode substituir a carne bovina por frango, a receita é a mesma.
* Minha mãe sempre faz essa receita com creme de leite de lata, mas se você tiver o creme de leite fresco na geladeira, use-o. A diferença se dá no aspecto do prato, pois o creme de leite fresco pode ser fervido sem ficar com aquele aspecto de talhado.
** O copo que ela usa é daqueles de extrato de tomate, acho que eles têm capacidade de 190 mL. Eu coloco 200 mL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!