domingo, 3 de junho de 2012

Bolo Love


Quem acompanha o meu blog já ouviu falar na Izabel Augusta através de algumas postagens como a Salada Enroladinha, o Bolo Alpino Branco de Morango, o Chocotone Trufado de Limão, dentre outras delícias. Criatividade não falta para a Izabel. Essa receita dela eu já venho namorando desde o ano passado, mas só por esses dias consegui comprar uma forma de acetato para fazer esse bolo. Lá na comunidade Culinária-Receitas do Orkut tem um passo-a-passo incríveeel dessa receita, olhando as fotos dela fica até mais fácil de fazer. Para ver a postagem da Izabel, clique aqui. É um bolo trabalhoso, mas o resultado vale muito a pena. Delícia!

Ingredientes:

Para o bolo:
4 ovos inteiros peneirados
1 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de água quente
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
3/4 xícara (chá) de amido de milho peneirado
1/4 xícara (chá) de óleo de milho ou manteiga derretida
1 pitada de sal
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Para o recheio 1:
2 cumbucas de morangos (usei 2 caixinhas)
1/2 xícara (chá) de açúcar

Para o recheio 2:
500 gramas de chocolate nobre - branco
200 gramas de creme de leite comum (de caixinha)
1 xícara (chá) de chantily batido sem açúcar (usei o chantilly de caixinha)

Outros ingredientes (para a cobertura)*:
250 gramas de chocolate fracionado - branco (da melhor qualidade que encontrar)
50 gramas de chocolate fracionado - escuro (essas medidas poderão variar para mais ou para menos, dependerá da espessura da cobertura)
1 forma de acetato (dessas de doceria, usadas para cobrir os bolos), limpa e sem fissuras
Chantilly e morangos para decorar

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata os ovos inteiros e o açúcar por cerca de 15 minutos. Junte os demais ingredientes e bata levemente, apenas para misturar. Despeje a massa numa fôrma (25 cm) untada e enfarinhada (ou use papel manteiga), e leve para assar no forno pré-aquecido, 180ºC. Espere esfriar e corte a massa em 3 discos.

Para o recheio 1:
Pique os morangos e reserve uma cumbuca. Leve ao fogo a segunda cumbuca com o açúcar, deixe cozinhar e ferver até formar uma geléia. Espere esfriar completamente e junte aos morangos picados reservados.

Para o recheio 2:
Aqueça o creme de leite e junte o chocolate picado (cuidado para não queimar o chocolate!). Misture bem e vá desmanchando os grumos. Se necessário, leve por mais alguns minutos para derreter no micro-ondas ou em banho-maria. Após totalmente frio, junte a xícara de chantilly reservado, incorpore e terá um recheio aerado.

Montagem:

Derreta o chocolate fracionado escuro e com o auxílio de uma colherzinha ou pincel, faça pequenas camadas no fundo da forma. Espere secar, derreta o chocolate branco e cubra todo o fundo e as laterais da forma, fazendo uma camada de chocolate. Deixe secar naturalmente, usando chocolate fracionado isso acontece rápido. Pegue um pouquinho do recheio 2 e aplique na casca de chocolate, que deverá estar seca no fundo da forma. Pegue um disco de massa de bolo e cole sobre a camada de recheio que você acabou de espalhar. Com o segundo disco de massa, corte tiras e faça as laterais da forma, cortornando todo o círculo. Quando estiver todo preenchido, molhe com guaraná (não molhe demais!). Aqui eu usei leite. Utilize quase todo o recheio número 2 para fazer tipo um "ninho", passe-o nas laterais e também no centro, mas deixe uma "cova". Nesse "ninho", coloque todo o recheio número 1. Com o terceiro disco de massa, "feche" o bolo e vede as pequenas aberturas que houver com sobras de bolo. Acabe com o restinho do recheio número 1, alisando o fundo do bolo. Leve para a geladeira por cerca de 1 hora, até o chocolate ficar opaco (isso mostra que ele já "descolou" e secou. Desenforme com cuidado, faça um acabamento com chantilly e decore a gosto.

Dicas:

*Pela foto já dá para ver que troquei algumas coisas na receita original. Achei que o bolo ia ficar muito doce com chocolate branco no recheio e também na cobertura, então decidi fazer a cobertura toda com chocolate ao leite.
Aqui em casa não entra chocolate fracionado de jeito nenhum porque eu detesto. Daí fiz com chocolate nobre (usei lacta)... isso explica o tanto de rachadura na casca e o aspecto dele. Para quem for fazer com chocolate nobre, recomendo fortemente que você dê o choque térmico, faça a temperagem correta! Falo isso porque eu não sei fazer direito, o meu chocolate não secava de jeito nenhum, tive que colocar na geladeira para secar e ficou lá dentro por quase 6 horas. Pensei que teria que comer direto da forma porque o troço não secava! Meu marido desenformou para mim rsrsrs, então disfarcei ao máximo as rachaduras com chantilly. Também acho que a minha camada de chocolate ficou grossa demais.
Outra dica que dou é com relação ao tamanho da fôrma. Essa quantidade de massa é ideal para uma forma de 25 cm, e eu usei uma de 20 cm! O bolo ficou muito alto e as 3 camadas de massa ficaram muito grossas. O objetivo é fazer finas camadas de bolo, como se fosse uma casinha para o recheio de chocolate branco e os morangos. O da Izabel até escorreu uma caldinha, mas o meu não.
E para finalizar, fica a dica de ver o passo-a-passo, entender tudo sem as fotos é meio difícil. Eu até ia fazer o meu, mas acabei distraída no chocolate que não secava e esqueci de fotografar o resto. Ah! E lá na comunidade tem várias fotos de pessoas que fizeram essa receita para servir de inspiração.


13 comentários:

  1. Olá! Infelizmente tentei fazer duas vezes e não conseguir. da primeira vez fiz com uma camada mais grossa de chocolate e da segunda vez passei menos chocolate. O grande problema é no momento de desenformar o meio sai e a lateral fica grudada na tampa. O que deve ser isso? Gostara muito de conseguir fazer, pois achei lindo. Qualquer coisa posso lhe enviar por email a foto do bolo. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, o meu não saiu tão fácil, principalmente porque não usei chocolate fracionado e o chocolate nobre é muito mais complicado de mexer. Não sei como vc está fazendo para desenformar, mas sugiro que antes vc dê umas batidinhas em torno da forma antes de puxá-la. Vc deve conseguir ver onde o chocolate se soltou. Nessa hora, a casca de chocolate vai rachar mesmo, mas depois vc corrige com chantilly ou outro elemento de decoração. Ajuda bastante também deixar na geladeira até a forma de acetato ficar toda "embaçada", o chocolate fica com aparência de esbranquiçado.
      Se vc fez isso e nada adiantou, use chocolate fracionado. Vc perde o sabor mas ganha na aparência, pois ele é bem fácil de lidar.
      Só fiz esse bolo 1 vez (por causa do trabalhão que deu) e lembro de ter feito uma casca meio grossa de chocolate.
      Tomara que consiga na próxima.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá querida!!!!

    para desenformar, é preciso cortar a caixinha?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joy, olha, o meu não precisou cortar a caixinha, mas deu bastante trabalho pq usei chocolate nobre (rachou em várias partes). É só ir apertando devagar, e deixar por tempo o suficiente na geladeira. Bjs!

      Excluir
  3. Olá, adoro seu blog, mais encomoda muito o papel de fundo da página. Fica cansativo a navegação. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia, obrigada pela dica. Na verdade, estou para mudar a interface do blog já há algum tempo (troco sempre no início de cada ano), mas o tempo está meio escasso. Na verdade, eu gosto desse plano de fundo, rs. Mas em breve vc vai ver a nova configuração.

      Excluir
  4. olá! Qual o tamanho do acetato que vc usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane! Eu fiz esse bolo na minha forma de 20 cm, então na loja pedi um acetato para uma forma dessa tamanho. Não lembro a numeração da forma, se é que tem. Na verdade, eu nunca prestei atenção nisso. Eu pergunto ao vendedor se o acetato comporta um bolo de tantos centímetros...!
      Mas note que a receita original recomenda uma forma de 25 cm. Na época não tinha uma forma de 25 e resolvi fazer na de 20 cm. O bolo ficou muito alto por conta disso.

      Excluir
  5. Karen eu comprei essa formas fara colocar bolo de plástico a tampa não e de acetato paguei baratinho 0,70 centavos no porta bolo sera que da certo obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei lhe dizer, nunca tentei fazer em outra forma que não fosse de acetato e também nunca vi ninguém fazendo em formas diferentes. Acho que vai depender da resistência do material, tem que ser firme para suportar o chocolate e todo o peso do bolo. Se fizer, me conta!

      Excluir

Eu comentaria isso!