quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Risoto de Frango


Arroz com frango na minha opinião rende uma combinação perfeita!

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
1/2 cebola picadinha
400 gramas de filé de peito de frango
200 mL de vinho branco
1 xícara (chá) de molho de tomate
Sal, pimenta, salsa e cebolinha a gosto
1 xícara (chá) de milho verde (opcional)
Queijo parmesão a gosto
Caldo de frango* ou água quente o suficiente (cerca de 1 - 1,5 L)

Modo de preparo:

Limpe, corte o frango em pequenos cubos e tempere suavemente. Deixe descansar. Enquanto isso, corte a cebola em pedaços bem pequenos (se preferir, passe no ralo grosso) e leve para refogar com 1 colher (sopa) de manteiga. Quando a cebola estiver dourada, junte o frango. Refogue bem, tampe a panela e abaixe o fogo para o frango cozinhar. Mexa ocasionalmente. Quando o frango estiver cozido, junte o arroz e refogue novamente. Coloque o vinho e mexa sempre (deixe em fogo médio). Quando evaporar, junte 1 concha de caldo quente e vá mexendo sem parar. Quando o arroz começar a ficar seco, junte mais uma concha de caldo quente. Faça isso até o arroz ficar "al dente", então pare de acrescentar o caldo e deixe secar um pouco (nesse ponto você "ajusta" a cremosidade do seu risoto, se preferir mais seco, deixe o caldo evaporar mais; caso contrário, deixe com bastante líquido). Junte o molho de tomate, o milho e misture muito bem. Se necessário, acerte o sal. Junte a salsa e a cebolinha, desligue o fogo e acrescente 1 colher de manteiga. Misture e sirva com queijo parmesão a gosto.

Dicas:

*O caldo de frango pode ser preparado de duas formas: ou você dissolve um cubo de caldo de frango na água quente, ou você prepara em casa um caldo usando sobras de frango. Quando vou fazer risoto usando um caldo, escolho o que é feito com o cubinho dissolvido por causa da praticidade. Mas confesso que o caldo caseiro é mais gostoso. Mas na maioria das vezes eu acabo colocando apenas água quente no lugar desses caldos, e daí uso tempero caseiro para temperar o risoto. Acho que assim fica mais suave.
Sirva o risoto imediatamente após ficar pronto. Se esperar muito para servir, ele esfria e começa a grudar, mesmo se estiver bem cremoso. O arroz especial para risotos tem essa característica.

Um comentário:

Eu comentaria isso!