quarta-feira, 24 de abril de 2013

Quiche de Provolone com Catupiry


Adoro quiches e adoro queijos, por isso aqui no blog tem tanta receita desse tipo. Não gosto muito de postar receitas semelhantes, mas esta, apesar de ser apenas de queijos como a quiche de catupiry e a quiche de queijo, tem um preparo um pouco diferente. Vamos a ela:

Para a massa:
200 gramas de farinha de trigo
1 ovo
4 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de água

Para o recheio:
3 ovos
1 caixinha de creme de leite
150 gramas de provolone ralado (ralo grosso)
Cerca de 150 gramas de catupiry
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Para a massa:
Prepare a massa colocando a farinha de trigo numa vasilha e abrindo um buraco no meio. Coloque o ovo no centro da farinha, acrescente a manteiga gelada cortada em cubos, a água e o sal. Misture com as pontas dos dedos até a massa ligar. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma média (a minha é redonda e tem 25 cm de diâmetro). Reserve.

Para o recheio:
Usando um fouet, misture bem os ovos com o creme de leite,  tempere a gosto. Junte o queijo provolone ralado e reserve. Por cima da massa da torta, disponha porções de catupiry de forma a cobrir todo o fundo. Despeje o líquido reservado e cubra toda a extensão da torta. Leve para assar (forno médio) até o creme ficar firme.

Dicas:

De novo, vamos lá: catupiry que presta é o da marca Catupiry! O objetivo dele no recheio é ficar firme e resistente, não vale se derreter. Se for de outra marca, isso não acontece porque os outros são mais moles, menos consistentes. Quando você come essa quiche, encontra pedaços de catupiry no meio, delícia!
Para saber se a quiche está assada, gosto de fazer o teste do palito, como se fosse um bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!