segunda-feira, 29 de abril de 2013

Torta Laminada de Batatas


Gente, olha que boa ideia para fazer com batatas! Essa torta fica tipo uma lasanha de batatas, entre as finas camadas tem um delicioso molho branco. Tudo de bom! A ideia eu peguei no Panelaterapia, mas mudei um pouquinho o modo de preparo.

Ingredientes:

5 batatas médias
Sal e pimenta a gosto
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de creme de ricota
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:

Descasque as batatas e corte-as em rodelas bem fininhas (recomendo usar aquela parte de fatiar que tem nos raladores, ficam perfeitas). Disponha-as numa tigela e tempere a gosto. Numa panela, prepare o molho: aqueça o creme de leite com o creme de ricota. Quando ficar homogêneo (não precisa ferver), tempere a gosto. Reserve.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e comece a fazer as camadas da torta. Cubra o fundo da forma com uma camada de batata, depois espalhe um pouquinho de molho por cima (umas 2 colheres de chá). Vá fazendo isso até terminarem as batatas. Despeje o molho restante por cima e salpique o parmesão ralado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por uns 35-40 minutos, até as batatas ficarem macias (espete um garfo para ver).

Dicas:

Assim como uma lasanha, a torta só fica retinha e bonitinha quando esfria. Se estiver quente, será mais difícil de cortar mesmo. Mas quem liga?! rs
Se você tiver grill no seu fogão ou um maçarico de cozinha (o meu infelizmente quebrou), gratine a parte superior da torta. Vai ficar com aquela casquinha crocante e com uma aparência bem legal :-)

2 comentários:

Eu comentaria isso!