quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bolo de Morangos com Geleia e Merengue Italiano


Mais uma da série "como não pensei nisso antes?"! Vi essa ideia lá no Panelaterapia e fiquei doida para testar. Lá só tem a ideia e não a receita, então acabei fazendo o bolo do meu jeito. Parece complicado, mas é muito fácil o preparo dessa delícia. Vamos a ela:

Ingredientes:

1 mistura para bolo (de qualquer sabor - usei de coco)
1-2 caixinhas de morangos
1 pote de geleia de morango
180 gramas de açúcar de confeiteiro
15 gramas de karo (opcional)
3 claras
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Bata e asse o bolo conforme instruções da embalagem. Espere esfriar, corte em 3 partes e reserve. Lave bem os morangos e corte em metades. Seque-os bem.
Prepare o merengue italiano: despeje 40 mL de água em uma panela pesada e acrescente o açúcar e a glucose (karo), e leve ao fogo médio. Misture bem para dissolver. Deixe ferver, aumente o fogo e coloque um termômetro culinário na calda fervente para saber quando ela atingirá 110 ºC. Sempre observando a calda, bata as claras até que formem picos firmes. Interrompa o cozimento da calda assim que ela atingir 121 ºC. Retire a panela do fogo e deixe o borbulhamento baixar por cerca de 30 segundos. Acrescente a calda à clara em um fio fino e contínuo, batendo em velocidade baixa até que a mistura esteja bem firme. Quando toda a calda tiver sido absorvida, continue a bater por mais 15 minutos, em velocidade baixa, até que o merengue esteja completamente frio (30 ºC a 35 ºC). Reserve.

Montagem:

Já no prato de servir, coloque uma parte do bolo assado. Disponha as metades dos morangos em volta, completando toda a circunferência da massa. No centro, coloque metade do pote de geleia. Deverá ficar assim:


 Espalhe uma camada de merengue italiano por cima, deixando cobrir uma parte dos morangos:


Repita o procedimento com a outra parte do bolo, assim:


Finalize com a terceira parte do bolo cortado e cubra com o merengue restante.


Leve para a geladeira até o momento de servir.


Dicas:

Vou repetir aqui uma dica que dei numa outra postagem sobre o mesmo merengue italiano: Se você não tem um termômetro culinário, não se descabele. Eu fazia essa calda de açúcar antes mesmo de comprar o meu (que por sinal é uma porcaria). Você coloca a água e o açúcar com o karo para ferver e deixa quieto lá, sem mexer para não cristalizar. O ponto é assim: a calda vai começar a ficar com uma cor castanha, e as borbulhas que se formam começam a se formar mais lentamente, aquele borbulhar intenso vai diminuindo, dá para ver que a calda engrossou. É o que chamam de "ponto de voar". Eu costumava colocar um garfo para testar. Se a calda ficasse escorresse do garfo formando um fio, quer dizer que estava pronta. É no olho mesmo, e também com prática se pega mais o jeito. O karo é usado para evitar a cristalização (quando o açúcar cristaliza, o seu merengue fica cheio de pelotas). Recomendo usar.
Se quiser, molhe o bolo com alguma calda de sua preferência. Eu não molhei.
Esse bolo ficará melhor se você deixá-lo coberto dentro da geladeira. Se você não tem uma espécie de "tampa", cubra com filme plástico.
Chantilly substitui muito bem o merengue italiano. Fiz com o merengue porque meu marido não gosta muito de chantilly.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!