quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Homus


Para quem não conhece, homus é uma pasta feita com grão de bico. Receita árabe que eu sempre gostei, mas até então só havia comido em restaurantes... até que encontrei essa receita aqui. Achei tão fácil que não podia deixar de fazer.

Ingredientes:

250 gramas de grão de bico
1 colher (sopa) de tahine*
Suco de meio limão
1 dente de alho
Sal a gosto
Azeite e hortelã para decorar
Pão sírio para servir

Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico em dois litros de água por 40 minutos. Coe e reserve o caldo. Coloque o grão de bico cozido no liquidificador junto com o tahine, o suco de limão, o sal e o alho. Coloque um pouquinho da água do cozimento, bata e aos poucos vá colocando água gelada até ficar na consistência de pasta, batendo sempre. Passe para a vasilha de servir, decore com azeite e hortelã e sirva com pão sírio.

Dicas:

*Tahine é uma pasta feita com sementes de gergelim, quase sempre presente na comida árabe. Você encontra em lojas especializadas, mercados, etc. O meu eu comprei na rede Pão de Açúcar. É fundamental colocar esse tempero no homus.
Lendo as várias receitas de homus que pesquisei, notei que algumas sugeriam que o grão de bico fosse deixado de molho de um dia para o outro. Eu fiz isso, não com o intuito de amaciá-lo, mas com o objetivo de fazer soltar aquela pelinha chata que o grão de bico tem. Quando deixado de molho, essa pele se solta facilmente: basta lavar os grãos em água corrente, esfregando com as mãos.

Um comentário:

  1. Hummm, que vontade de comer homus!
    Boa dica, vou fazer pro final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!