segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Papelote de Legumes

O post de hoje não é uma receita e sim uma dica muuuuito legal que eu vi lá no Panelaterapia. De acordo com a Tati, "papelote, ou em francês papillote, é um método de preparo que consiste em envolver o alimento em papel alumínio (ou papel manteiga), vedar bem e levar ao forno. O vapor que fica preso no papelote cozinha os alimentos, e como não utiliza água o sabor fica bem concentrado".

Eu testei e aprovei! É muito fácil de preparar e fica realmente gostoso. Para fazer, basta cortar os legumes que você quiser (eu sei cenoura, vagem e batata bolinha com casca) no tamanho desejado, regar com bastante azeite e temperar a gosto (usei sal e pimenta). Coloque os legumes crus numa folha de papel alumínio e feche bem, formando um tipo de "envelope" de forma que o vapor não consiga escapar.  Leve ao forno (200º C) até ficarem macios. O tempo depende do seu forno, da quantidade de legumes que você colocou, etc. Os da Tati lá do Panelaterapia ficaram 30 minutos, mas no meu forno o tempo não foi maior do que 20 minutos (e quase queimou). O negócio é ficar de olho, se você não conhece bem o seu fogão. Se você abrir o papel alumínio e os legumes ainda estiverem duros, é só fechar e levar ao forno novamente.




Dicas:

É importante usar legumes que tenham o tempo de cozimento aproximado. Caso contrário, um vai cozinhar muito antes do outro e tenderá a ficar mole demais.
Não economize no azeite! Pouco azeite faz com que os legumes grudem e queimem. Recomendo também que você vire o lado do papelote de legumes mais ou menos na metade do tempo de cozimento.
A Tati ainda dá outra dica legal: espalhar pedacinhos de manteiga temperada assim que os legumes ficarem prontos.

Um comentário:

  1. Que ótimo, assim não se perdem nutrientes.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!