sábado, 14 de setembro de 2013

Trufas de Nutella


Namorando a sessão de gastronomia de uma livraria, encontrei um livro que trazia somente receitas de Nutella. As receitas eram até interessantes, mas o livro era muito pequeno para o preço que estavam cobrando. Resolvi esperar o preço baixar para comprar, mas não consegui esperar para fazer uma receita dele (sim, tirei uma foto com o celular, rs).
Fonte: livro "As 30 melhores receitas com Nutella" (p.56).

Ingredientes:

50 gramas de chocolate amargo (usei meio amargo)
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
150 gramas de nutella
30 gramas de amêndoas moídas (usei castanha de caju)

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta o chocolate amargo bem picado com o creme de leite e a nutella. Misture bem. Quando a massa estiver homogêna, retire a panela do fogo e deixe esfriar. Faça uma bolinha no tamanho desejado, passe nas amêndoas moídas (ou castanha de caju como eu fiz). Leve as trufas para gelar por 30 minutos antes de servir.

Dicas:

A receita original levava uma avelã caramelizada dentro da trufa. Se quiser fazer assim, basta derreter 30 gramas de açúcar com 2 colheres (sopa) de água para obter o caramelo. Quando ele estiver pronto, adicione 15 avelãs inteiras e misture bem. Quando as avelãs já estiverem bem caramelizadas, coloque-as sobre uma folha de papel manteiga e deixe-as secar. Depois é só pegar um pouquinho da massa da trufa e envolver cada avelã caramelizada. Finalize passando as bolinhas nas amêndoas moídas.
A massa fica realmente parecida com uma trufa. Quando está no fogo parece que não vai firmar, mas depois de fria ela endurece. Recomendo deixar na geladeira apenas os 30 minutos que a receita indica. Acho que se ficarem dentro da geladeira por mais tempo, devem ficar muito duras.
Sem as avelãs, renderam 20 trufas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!