quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Massa Básica para Salgados Fritos



Finalmente encontrei uma massa básica para salgados fritos (coxinha, rissole*, salsichão e etc.) que fosse fácil de fazer e que se assemelhasse aos salgados das lanchonetes que a gente come por aí. A massa é crocante e fica sequinha. Como foi minha primeira tentativa nessa receita, usei a massa para empanar salsichas (bem fácil!) e fazer os famosos "salsichões" (o nome muda a cada região, rs. Fique à vontade!) que ficaram deliciosos. Da próxima vez, farei tentarei modelar coxinhas!
Fonte: Delícias 1001

Ingredientes:

1 litro de leite
2 tabletes de caldo de galinha
120 gramas de gordura vegetal
1 colher (sopa) rasa de sal
450 gramas de farinha de trigo

Para empanar:
500 mL de água
100 gramas de farinha de trigo
Farinha de rosca

Modo de preparo:

Levar para ferver o leite, os caldos de galinha, o sal e a gordura vegetal numa panela grande. Quando começar a ferver, coloque a farinha de trigo de uma só vez, mexendo sem parar. O ponto é quando a massa se soltar do fundo da panela (o tempo varia entre 5 e 10 minutos, sempre mexendo). Desligue o fogo e coloque a massa numa bancada fria. Comece a sovar a massa (use uma espátula no início para não queimar as mãos, pois a massa precisa ser sovada ainda quente!) e quando esfriar um pouco, sove muito bem com as mãos. Use a massa como preferir. No meu caso, cortei uma salsicha em 3 porções e enrolei cada pedaço numa bolinha previamente aberta de massa. Feche bem, passe na mistura de farinha de trigo com água e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente e abundante.

Dicas:

Para sovar a massa ainda quente, eu usei luvas! Sovar bem a massa faz toda a diferença.
Nunca coloque recheios quentes sobre a massa. Espere esfriar antes!
Respeite as quantidades dos ingredientes citados. No início vai parecer que falta farinha, mas depois que a massa vai cozinhando, você notará que não.
Achei meio puxada a quantidade de sal que a receita pedia, então diminuí um bom tanto. Vai do seu gosto.
*Rissole se escreve com "ss" de acordo com a norma culta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!