terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tarte Provençal



Quem não curte legumes vai torcer o nariz, mas não se deixe enganar, a torta é realmente uma delícia! "A soprepujar de sabores do sul da França, o recheio desta tarte feita com uma base de massa lêveda é composto por cebola, alho, tomates, abobrinha e berinjela, cozidos em azeite e aromatizados com manjericão fresco". Só faltou falar que no recheio vai creme de leite e ovo, mas aí já virou covardia, rs.
Fonte: Culinária Clássica (p. 382)

Ingredientes:

Para a massa:
200 gramas de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar refinado
10 gramas de fermento biológico fresco
1 ovo
2 colheres (sopa) de azeite

Para o recheio:
Azeite para cozinhar
1 cebola pequena em cubos
1 pitada de sal
200 gramas de tomates, sem pele nem sementes, picados
2 dentes de alho finamente picados
1 abobrinha em cubos
1 berinjela em cubos
1 ovo
1 gema de ovo
100 mL de creme de leite
2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado

Modo de preparo:

Para a massa:
Peneire a farinha, o sal e o açúcar dentro de uma tigela grande. Faça uma cova no centro. Numa outra tigela, dissolva o fermento de pão em 60 mL de água morna. Adicione batendo o ovo e o azeite, verta na cova e misture gradualmente com a farinha, usando uma colher de pau. Quando tiver obtido uma massa, sove numa superfície enfarinhada por cerca de 5 minutos ou até que esteja lisa e não grude mais na superfície (se for necessário, coloque mais um pouquinho de farinha). Unte uma tigela com um pouco de óleo, coloque a massa e cubra com um filme plástico untado com azeite. Deixe levedar, num local abafado, durante cerca de 30-40 minutos ou até dobrar de volume.

Para o recheio:
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira funda. Refogue a cebola com o sal durante 3-5 minutos, até estar macia mas sem deixar que doure. Junte o tomate e o alho e continue a cozinhar sobre fogo baixo, mexendo ocasionalmente, durante 3 minutos ou até que todo o líquido se tenha evaporado. Salteie a abobrinha e a berinjela separadamente em um pouco de azeite. Adicione o refogado de cebola e tomate, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo baixo. Tempere a gosto com sal e pimenta e deixe esfriar.

Para a montagem:
Preaqueça o forno a 170ºC. Unte levemente uma forma de tarte com o fundo removível de 25 cm. Bata o ovo, as gemas e o creme de leite com um fouet, tempere com sal e pimenta.
Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, deixe ficar com 3 mm de espessura. Forre a forma já untada, fure bem a massa com um garfo. Misture os vegetais já frios com o creme de ovos e com o manjericão picado, despeje sobre a massa crua e espalhe bem. Leve ao forno por 30-35 minutos ou até a massa ter adquirido uma cor dourada. Desenforme, espere 5 minutos antes de cortar para servir.

Dicas:

Cuidado para não deixar a massa ficar seca enquanto acrescenta farinha. Essa massa deverá ficar ligeiramente pegajosa, quanto mais farinha você colocar, mais dura e seca ficará depois de assada.

3 comentários:

Eu comentaria isso!