quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Flamiche de Alho Poró e Queijo Brie


Flamiche deriva da palavra flamenga para "bolo", já que originalmente era, de fato, um tipo de bolo feito com massa de pão servido com manteiga. Atualmente designa uma empada recheada com vegetais, queijo ou ambos.
Apesar do nome chique, nada mais é do que uma quiche com "tampa". Bom para fugir do tradicional, a massa é bem gostosa, sem falar nessa combinação de alho poró com brie!
Fonte: livro Culinária Clássica (p. 396)

Ingredientes:

Para a massa:
250 gramas de farinha sem fermento
1 colher (chá) de sal
60 gramas de manteiga sem sal
1 ovo
1 gema de ovo

Para o recheio:
60 gramas de manteiga sem sal
400 gramas de alho poró, apenas a parte branca, cortada em rodelas finas
150 gramas de queijo brie
1 ovo
1 gema de ovo
50 mL de creme de leite

Modo de preparo:

Para a massa:
Peneire a farinha e o sal numa tigela. Incorpore a manteiga com as pontas dos dedos, esfarelando até obter uma consistência de farofa. Faça uma cova no centro e coloque o ovo e a gema, além de 2 1/2 colheres (sopa) de água. Misture, amasse fazendo uma bola (se necessário, coloque mais água) e refrigere por 20 minutos, embrulhada em filme plástico.

Para o recheio:
Derreta a manteiga numa frigideira e junte o alho poró, deixando refogar lentamente por 5 minutos (tampe a panela). Depois desse tempo, abra a panela e deixe o líquido que se formou secar, tomando cuidado para não deixar o alho ficar castanho. Deixe esfriar.
Descasque o queijo e corte-o em pequenos cubos. Reserve.
Bata os ovos com o creme de leite e reserve.

Para a montagem:
Unte levemente uma forma de torta de 20 cm de fundo removível. Divida a massa em 2 partes e abra cada uma delas sobre uma superfície enfarinhada (eu prefiro abrir entre 2 plásticos). Forre o fundo da forma com uma das partes de massa. Coloque o recheio de alho poró já frio, espalhando bem, assim como os cubos de queijo. Despeje a mistura de ovos e creme de leite. Cubra a torta com a outra parte da massa e aperte bem nas extremidades para não abrir durante o cozimento. Pincele uma gema batida sobre a superfície da torta. Com um palito, faça pequenos furos na tampa para que o ar escape. Leve ao forno preaquecido (170ºC) até dourar.


Dicas:

Essa massa abre mesmo enquanto está assando. Aperte muito bem as beiradas para impedir que o recheio vaze.
Minha forma de tortas tem 25 cm e por isso fiz uma receita e meia, tanto de massa como de recheio. Só não coloquei 600 gramas de alho poró. Comprei 3 unidades médias e foi o que usei, independente do peso.

Um comentário:

Eu comentaria isso!