segunda-feira, 24 de março de 2014

Brownie de Chocolate com Doce de Leite


Gente, já falei do blog A Cozinha Coletiva? Quem não conhece, vale a pena dar uma olhada e se apaixonar pelas receitas e fotos incríveis que o Richie posta sempre. Essa receita é dele, fiz uma alteração - troquei o cacau por chocolate em pó, já que não tinha cacau aqui em casa e também porque aqui em casa preferimos tudo mais docinho. Com cacau deve ser bem interessante, pois não há adição de açúcar, ao contrário do chocolate em pó. Fica a dica para quem gosta de doces mais doces, rs.

Ingredientes:

3/4 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
3 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (ou cacau, se preferir menos doce)
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de leite, se necessário
3/4 xícara (chá) de nozes ou castanhas picadas (usei amêndoas)
1 lata de doce de leite

Modo de preparo:

Unte o fundo de uma fôrma retangular (25x35) com manteiga, coloque uma folha de papel manteiga por cima e unte novamente. Reserve.
Coloque o açúcar numa tigela. Derreta a manteiga e despeje imediatamente por cima do açúcar. Mexa com um fouet e reserve, até que o calor da manteiga derreta levemente o açúcar. Espere a mistura esfriar e incorpore 1 colher bem cheia de doce de leite. Adicione os ovos, um a um, e depois a essência de baunilha. Junte o chocolate e a farinha, misture bem até ficar brilhante. Se ficar muito seco, coloque um pouquinho de leite (não cheguei a usar 1/4 de xícara, usei menos). Por fim, junte as amêndoas passadas na farinha (evita que afundem). Distribua a massa na forma preparada e alise bem a superfície. Coloque o restante do doce de leite às colheradas, sobre toda a massa. Com um garfo, mescle suavemente a massa do brownie com o doce. Leve ao forno preaquecido (170ºC) até que, ao enfiar um palito, ele saia manchado de chocolate (o brownie tem miolo úmido, não deixe secar como se fosse um bolo!).

Dicas:

A principal dica que dou aqui é para você não perder o ponto do brownie! O interior deve ficar úmido e não seco, então tome cuidado para não deixar passar.
Massa de brownie é meio pesada mesmo, mas não tão seca. No meu caso, foi necessário colocar um pouquinho de leite.
Esse doce de leite por cima é um sonho! Fica molinho, mal derretido...! Delícia!

2 comentários:

  1. Nossa Karen!!! Que delícia hein???

    Vou olhar o tal blog, mas eu "passo mal" aqui... nem sei se vale a pena ir até lá :-)

    Beijos

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!