segunda-feira, 28 de abril de 2014

Muffins de Chocolate


Estive na Espanha no mês passado e muitas vezes quando ia tomar café da manhã, só encontrava o Mc Donald´s Café aberto (os espanhóis tem o costume de começar o dia mais tarde do que nós). Foi assim que experimentei o melhor muffin de chocolate que já comi. Sei que muita gente torce o nariz para o Mc Donald´s, mas tenho que confessar que na minha adolescência era o meu lugar favorito. Depois de uns anos, foi "perdendo o encanto" e hoje mal frequento a rede, embora eu ainda goste de algumas coisas de lá.
Mas o que me chamou a atenção de verdade foram as diferenças entre as redes do Brasil e da Espanha. Chegando no Brasil, meu marido me trouxe um muffin. Foi uma decepção. O nosso muffin brasileiro não tinha pedaços de chocolate, era pequeno e meio borrachudo. O muffin espanhol era grande, fofo, saboroso e lotado de pedacinhos de chocolate.
Fiquei com tanta vontade que decidi tentar imitar o muffin espanhol. Para a primeira tentativa acho até que consegui um bom resultado. E para quem está na Europa, recomendo o Mc Café sim.Você vai se surpreender com as diferenças, não só de sabores mas também de variedades.

Ingredientes:

1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de achocolatado (usei chocolate em pó)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água fervendo
1/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Pedaços de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Numa vasilha, coloque o ovo e bata bem com uma colher de pau (se tiver um fouet, melhor). Junte o açúcar e bata bem novamente. Vá colocando um ingrediente de cada vez, na ordem, e bata bem após cada adição. Unte e enfarinhe a fôrma de cupcakes/muffins (se você for usar forminhas de papel, não precisa untar e nem enfarinhar) e distribua a massa até a metade de cada cavidade. Pegue os pedaços de chocolate, passe-os na farinha de trigo* e espalhe-os delicadamente sobre a massa. Leve ao forno para assar. 

Dicas:

*Esse truque de passar farinha de trigo serve para fazer com que os pedacinhos de chocolate não afundem na massa. Li isso recentemente em algum blog, testei e deu certo. Já fiz bolo de chocolate sem esse truque e o resultado foi uma crosta de chocolate mal derretido toda agarrada no fundo da forma.
Vai fazer bolo/muffin/cupcake que leva óleo? Prefira usar um óleo de "sabor mais suave" como o de milho ao invés do óleo de soja. O bolo ficará mais saboroso.
Os muffins ficaram bem semelhantes aos da Espanha, exceto pelo fato de que meus pedacinhos de chocolate ficaram um pouco moles, meio derretidos. Não ficou nada ruim, mas eu queria que ficasse igualzinho! Os da Espanha eram bem macios. Pensei em duas coisas: ou eles usam um chocolate próprio para ir ao forno (que não derrete), ou eles enfiam os pedacinhos no muffin quando está terminando de assar (naquele momento em que você já pode abrir o forno para ver se estão assados). Na próxima vez vou tentar a segunda alternativa, já que não gosto muito do sabor desses chocolates próprios para irem ao forno. Prometo contar tudo.

4 comentários:

  1. Não sabia que existe um chocolate que não derrete no forno! Como é isso? Já usei o truque da farinha de trigo com uvas passas, mas não funcionou: afundaram do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili! Então, foi a primeira vez que usei essa dica de passar o chocolate na farinha. Estou achando que depende da consistência da massa e não apenas da farinha. Se a massa for muito líquida, acho que não tem como.
      Sobre o chocolate, o que eu já vi são gotas de chocolate para fazer cookies, brownies e etc. São próprias para ir ao forno e não derretem, eles chama de "chocolate forneavel". Já encontrei da marca Melken. :-)

      Excluir
  2. Que delicia karen. Vou fazer no fim de semana. Ahhhh, fiz outro perfil do face e te add, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseane, quanto tempo! Já está adicionada!
      Quando fizer, me conta! bjs

      Excluir

Eu comentaria isso!