sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pãezinhos Enroladinhos



Continuo no aprendizado dos pães. Estou sempre buscando receitas mais simples, já que ainda não domino essa arte. Essa receita, além de fácil, permite que você "brinque" com ela fazendo diversos formatos de pães. Bom para quem tem criança em casa.
Fonte: Livro "Do Forno para a Mesa" (p. 406-407)

Ingredientes:

150 mL de leite
60 gramas (cerca de 4 colheres de sopa) de manteiga sem sal cortada em pedaços grandes, mais um pouco para untar
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de sal
2 ovos
350 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
1 gema para pincelar

Modo de preparo:

Ferva o leite. Reserve 4 colheres (sopa) em uma tigela para dissolver o fermento. Derreta a manteiga com o açúcar no leite. Deixe amornar. Dissolva o fermento no leite reservado morno. Deixe 5 minutos. Mexa de uma vez. Em uma tigela grande, bata os ovos (manualmente). Adicione o leite, o sal e o fermento dissolvido. Aos poucos, misture a farinha até obter uma bola de massa macia e um pouco grudenta. Sove a massa em superfície enfarinhada por 5-7 minutos até ficar uniforme e elástica. Coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra e deixe por 1h-1h30 até dobrar. Sove a massa em superfície enfarinhada. Corte ao meio e faça dois rolos. Corte cada rolo em oito partes iguais. Modele cada parte da massa como desejar - eu fiz caracóis e nós de padeiro. Coloque os pães já modelados numa assadeira untada e forrada com papel manteiga. Cubra os pães novamente e deixe por cerca de 30 minutos. Preaqueça o forno a 220ºC. Bata 1 gema com 1 colher (sopa) de água. Pincele os pães com a gema e leve para assar.

Dicas:

Na receita original, os pães foram decorados com sementes de linhaça. Eu não tinha em casa e por isso não usei.
Tem batedeira potente, tipo planetária? Pode fazer a massa e sovar nela!
Os meus ficaram bem branquinhos, mas tudo que eu asso fica assim mesmo. Isso vai depender do seu forno. O meu fogão é ótimo, mas depois que me mudei para um apartamento onde se usa gás de rua, o forno não ficou tão bom. A chama é mais fraca, a temperatura do mostrador não condiz com a realidade e por vezes acabo fazendo pães clarinhos, pois assam rapidamente na parte de baixo e ficam claros na parte de cima. Conhecer o seu fogão é o melhor para fazer boas receitas, não se prenda ao tempo de cozimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!