quinta-feira, 15 de maio de 2014

Bolo de Chocolate com Creme de Confeiteiro e Creme de Castanhas


Fiz esse bolo para o aniversário de 8 anos da minha sobrinha, explicando a meiguice da decoração. Por fora, todinho brigadeiro cremoso, e muito, chegando a escorrer pelas beiradas. Por dentro, dois cremes suaves que combinaram super bem e deram a esse bolo uma leveza e vontade de quero mais.

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo bem cheias
7 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio de creme de confeiteiro (pâtissiêre):
10 gemas peneiradas
250 gramas de creme de leite fresco
500 mL de leite
180 gramas de açúcar
30 gramas de amido de milho
60 gramas de farinha de trigo
1/2 fava de baunilha (eu não tinha, usei 1 colher de chá da essência)

Para o creme de castanhas:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 gemas peneiradas
Cerca de 250 gramas de castanhas de caju processadas

Para a cobertura de brigadeiro gourmet e decoração:
1 lata e 2/3 de leite condensado
1 lata de creme de leite
200 gramas de chocolate picado (eu uso metade ao leite e metade meio amargo)
Chocolate granulado e raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater muito bem as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescentar o leite e bater apenas para misturar. Por último, juntar a farinha, o chocolate em pó e o fermento peneirados. Misture com um fouet, se não tiver um, bata rapidamente na velocidade mínima da batedeira. Despejar a massa numa fôrma funda (untada e enfarinhada), de aro removível, com 25 cm de diâmetro. Levar para assar em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos ou até passar no teste do palito.

Para o recheio de creme de confeiteiro (pâtissiêre):
Na batedeira, junte as gemas peneiradas, metade do açúcar, o amido de milho e a farinha de trigo. Bata muito bem até ficar um creme homogêneo. Numa panela, misture o leite, o creme de leite, a fava de baunilha e a outra metade do açúcar (se você for usar essência de baunilha como eu, deixe para acrescentar no final, depois que o creme já estiver pronto). Leve para ferver, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, retire do fogo e vá acrescentando à mistura de ovos, bem lentamente (em fio), parando de vez em quando para a mistura agregar um pouco. Nesse ponto, você deve fazer devagar mesmo, caso contrário você irá cozinhar as gemas e não é isso que queremos. Tenha paciência! Quando já estiver tudo bem incorporado, pare de bater e retorne o creme ao fogo para que agora engrosse. Vá mexendo sempre até engrossar, e quando isso acontecer, abaixe o fogo e cozinhe por mais uns 2 minutos. Retire do fogo (agora sim, junte a essência de baunilha se você não tiver usado a fava) e reserve, mexendo de vez em quando com um fouet. Caso o seu creme empelote, basta bater rapidamente na batedeira, mesmo se já estiver frio. O meu não empelotou, mas eu quis bater novamente para ficar mais bonito na hora de aplicar. Espere o creme esfriar um pouco.

Para o recheio de castanhas:
Leve ao fogo médio o leite condensado, o creme de leite e as gemas peneiradas. Mexa sempre até engrossar, e quando isso acontecer, cozinhe o creme por 1 minuto. Desligue o fogo e junte as castanhas. Misture bem e espere esfriar.

Para a cobertura de brigadeiro cremoso:
Leve todos os ingredientes ao fogo numa panela de fundo grosso, fogo baixo. Mexa sem parar, até ficar no ponto de brigadeiro cremoso. Deixe ficar morno para aplicar (quando esfria, o brigadeiro engrossa mais um pouco).

Montagem:
Na mesma forma onde o bolo foi assado, forre um plástico grande (é para ajudar a desenformar o bolo já montado depois). Corte o bolo já frio em 3 partes. Molhe cada parte com uma calda de sua preferência (eu uso uma calda de leite condensado, aproveite a sobra de leite condensado da cobertura. Meça numa xícara a quantidade que sobrou e misture com a mesma quantidade de água. Aí é só mexer e aplicar).  Coloque então uma parte da massa sobre o plástico da forma. Despeje todo o recheio de castanhas. Coloque a outra parte da massa e despeje todo o recheio de creme de confeiteiro. Cubra com a última parte da massa e feche bem o plástico. Leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme o bolo sobre o prato de servir e cubra com o brigadeiro morno. Leve o bolo novamente para a geladeira para a cobertura ficar firme, cerca de 30 min./1h. Decore com o granulado e as raspas de chocolate e sirva.


Dicas:

Eu gosto do creme de confeiteiro com "alguma coisa" no meio: pode ser com morangos, cerejas, framboesas, amoras, nozes, castanhas, bombons, pedaços de chocolate e etc. Sinceramente, acho meio "bobo" esse creme quando é puro, mas minha irmã escolheu assim. Já o creme de castanhas é perfeito como está, mas você também pode substituir as castanhas por qualquer um dos itens mencionados acima.

Um comentário:

Eu comentaria isso!