quarta-feira, 7 de maio de 2014

Torta de Massa Fillo com Carne



Olha aí a massa fillo mostrando seu valor! Na verdade, a ideia para essa receita começou com um filé à Wellington (filé mignon envolto em massa folhada). Eu quero muito fazer, mas o fato da carne ficar mal passada me desanima. Aí alguém diz: mas é só deixar a carne ficar bem passada. Mas é aí que mora o problema: a peça de carne é grande e grossa. Não dá para saber muito bem como está o centro, ainda mais para quem não tem muita prática nessa área como eu (carne não é o meu forte). Fui pensando e folheando um livro que eu tenho até que achei uma torta de massa fillo. Achei muito prática e pensei que deveria ser mesmo uma delícia. Não me enganei.

Ingredientes:

1 pacote de massa fillo (300 gramas)
600 gramas de filé mignon, picada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de azeite
150 gramas de ervilhas (eu uso aquela congelada)
1 vidro de palmito
1/2 cebola picada
Sal e pimenta a gosto
Manteiga para pincelar a massa

Modo de preparo:

Primeiro, faça o recheio: Tempere a carne a gosto. Aqueça o azeite e frite-a, mexendo de vez em quando. Deixe secar a água que a carne soltará, e então coloque as ervilhas (se você for usar a congelada, deixe-as em água fervente por cerca de 3 minutos antes de colocar no recheio) o palmito picadinho e a cebola. Misture tudo muito bem, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 2 minutos em fogo baixo. Acerte o sal, desligue o fogo e deixe esfriar bem antes de rechear a torta.
Pegue uma forma (eu usei uma redonda de 20 cm de fundo removível), unte bem com manteiga derretida e coloque uma camada de massa, deixando bordas grandes penduradas pelo lado de fora da forma (essas bordas servirão para ajudar a fechar a torta depois). Coloque outro pedaço de massa, unte novamente com manteiga derretida. Faça isso até usar mais ou menos metade da embalagem de massa, ou umas 7 camadas. Coloque todo o recheio por cima das massas. Agora feche a torta com as bordas que ficaram para fora da forma, e também colocando mais massa por cima do recheio, sempre untando com manteiga. Leve ao forno até dourar e ficar crocante.

Dicas:

Essa torta pode ser feita com qualquer recheio. Eu fiz com filé mignon por causa da ideia original, o filé à Wellington. Tenho certeza de que fica saborosa com qualquer coisa dentro, rs.
Você vai usar bastante manteiga para fazer essa receita. Aliás, sempre que você for usar massa fillo, vai gastar muita manteiga. Não tenha pena de untar as folhas de massa, caso contrário, não ficarão crocantes. Se você tá procurando uma receita light, errou feio! rsrs
A torta é meio chatinha para cortar, e a massa fillo é meio chatinha para lidar. Tem que ter muita paciência para desgrudar cada folha de massa que é tão fina como um papel de seda. Mas vale a pena.
Não conhece massa fillo? Clica aqui. Você acha em bons supermercados, na sessão de congelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!