quinta-feira, 26 de junho de 2014

Rosca Salgada de Presunto e Queijo


Já fiz essa rosca salgada algumas vezes, mas hesitei antes de postar até tomar vergonha e fazer as fotos do PAP. Pois então, dessa vez eu fiz. Minhas fotos não são lá essas coisas (todo mundo tá careca de saber que meu blog NÃO é profissional, muito menos as fotos), mas vai dar para todo mundo entender legal como se faz esse efeito interessante. A ideia eu vi rolando no face e no meio daquele "compartilha-compartilha", eu perdi a fonte da foto original - que por sinal está ótima e também tem um PAP. A massa é lá no Panelaterapia, é boa e muito, mas muito prática e sempre tá marcando presença aqui em casa num momento de urgência.

Ingredientes:

Para a massa:
3/4 xícara de água morna
1/4 xícara de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
Farinha de trigo até dar o ponto de desgrudar das mãos (cerca de 250-300 gramas)

Para o recheio:
250 gramas de presunto em fatias
250 gramas de muçarela em fatias
Catupiry o quanto baste
Orégano para polvilhar
1 gema para pincelar

Modo de preparo:

Primeiro, faça a massa: numa vasilha, coloque o fermento, água morna, o óleo, o açúcar e misture bem. Junte farinha de trigo aos poucos (gosto de colocar o sal misturado na farinha para não interferir no fermento) até a massa desgrudar das mãos. Sove até ficar lisinha (não precisa sovar muito), reserve.
Agora, proceda da seguinte forma:

Abra a massa formando um retângulo grande, espalhando as fatias de presunto e queijo na extremidade de cima (ocupando quase metade da largura da massa; na outra metade, corte tiras de massa), dessa forma:


Para rechear, eu coloque uma camada de presunto, uma de muçarela, catupiry, depois cobri com mais muçarela e terminei com presunto.
Enrole a massa, começando pelo lado do recheio, assim:


Agora enrole as tiras cortadas da massa em torno do recheio que já foi fechadinho:


Terminando, fica assim:


Agora é só pegar esse "minhocão" e modelar para virar um círculo, fazendo o formato de rosca. Una bem as duas extremidades para não abrir enquanto assa, assim como qualquer outro ponto de abertura da massa (senão o queijo vaza mesmo). Coloque sobre uma assadeira untada, pincele a gema batida e salpique orégano.


Esse do PAP ficou assim depois de assado, mais douradinho que o da foto de apresentação, porém menos redondinho (e vazou um pouco de queijo porque eu não fechei bem a massa, rs):



Dicas:

Sobre a massa: a receita original diz que não precisa sovar muito, nem esperar descansar e nem esperar crescer. Confesso que já fiz assim e também já deixei a massa crescer para ver se dava diferença. Sinceramente, não deu. Pode fazer e assar direto.
A foto da primeira rosca (a mais branquinha) ficou mais redondinha porque não usei presunto e queijo para rechear e sim uma pasta de presunto com milho e requeijão. Se o recheio for maleável, ou seja, se não for as fatias de presunto e queijo que são difíceis de dobrar dentro da massa, fica mais fácil fazer com que a rosca se torne redondinha.
As quantidades de presunto e queijo do recheio são aproximadas, eu fiz "no olho".

10 comentários:

  1. Ficou com um aspecto incrível, e parece bem saboroso!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Karen,
    Adoro esses pães que são uma ótima opção para o lanche da noite.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, eu também adoooro! Hj já vou fazer outro.
      Um bjo.

      Excluir
  3. Eu não fiz ainda não,mas comi o que a Karem fez,maravilhoso !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dani! Depois vc faz e me conta! bjo

      Excluir
  4. Gente depois que aprendi está receita, ela não falta no cardápio aqui em casa.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Depende de cada forno porque são muito diferentes! Mas, em média, 30 a 40 minutos.

      Excluir

Eu comentaria isso!