segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sopa Creme de Milho com Batata


Como sempre morei em regiões quentes depois de casada (Belém, Salvador e Rio), nunca me interessei em aprender a fazer sopas. Aqui em Niterói faz um friozinho leve no inverno e isso me faz feliz, rs! Posso dormir de edredon, colocar o chuveiro no "inverno", tomar chocolate quente e finalmente, comer pratos quentes sem suar! Amo frio! Esses dias dei uma olhada no blog da Tati, o Panelaterapia, e achei lá uma sopa creme que me fez uma enooorme vontade. Tá aí o resultado, super aprovado para o frio, sem contar a praticidade e facilidade da receita.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 lata de milho verde escorrida
2 batatas médias picadas em cubos
2 dentes de alho picados
Cerca de 800 mL de caldo de galinha ou legumes*
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 gomo de calabresa picado (usei daquela linguiça fininha)
Cebolinha picada para decorar

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho no azeite, junte o milho e as batatas, misture bem. Cubra com o caldo e deixe cozinhar até que as batatas fiquem bem macias, só então junte o creme de leite. Bata com um mixer ou coloque no liquidificador. Enquanto isso, frite a linguiça. Use uma frigideira antiaderente e deixe a linguiça fritar na própria gordura. Reserve. Volte com o creme batido para a panela e deixe até começar a borbulhar. Prove o sal, se achar necessário acrescente um pitadinha, mas não se esqueça de que a calabresa é bem salgada. Sirva quente, coloque a linguiça frita no centro junto com a cebolinha para decorar.
 
Dicas:

*Usei caldo de legumes (coloquei 1 tablete em 1 llitro de água fervente) e usei até obter a cremosidade desejada. Se você gosta mais ralo, use mais caldo. Eu gosto mais cremoso!
Se você preferir, use bacon ao invés de linguiça nessa sopa.
Serve duas porções.

Um comentário:

  1. Essa sopa esta com um aspecto maravilhoso, muito apetitoso!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!