quinta-feira, 31 de julho de 2014

Empanadas



Para quem não conhece, empanada é um salgado assado muito tradicional em alguns países da América do Sul - Argentina, Chile, Peru, etc. O que muda de um país para o outro é o tipo de recheio. Lembro que quando estive no Chile comi a famosa empanada de pino, era recheada com carne moída, ovo cozido, muita cebola e azeitonas. Muito gostosa e bastante característica. Essa massa é uma versão desse salgadinho tão gostoso. Gostei muito dessa receita pela praticidade, pois ocasionalmente surge aquela vontade de comer algo diferente e o tempo está curto; sem contar o fato da receita render pouco (aqui em casa a família é pequena) e não tivemos que ficar comendo empanadas a semana inteira, rs.
Fonte: Panelaterapia

Ingredientes:

3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga gelada picada em cubinhos bem pequenos
1 pitada de sal
1 colher (café) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de água quente
1 gema para pincelar
Recheio a gosto
 
Modo de preparo:
 
Misture tudo até ficar uma massa uniforme. Pode ser que você precise de um pouco mais de água ou de farinha (a massa deve desgrudar das mãos e formar uma bola). Embrulhe a massa em filme plástico e leve para gelar por cerca de meia hora. Depois é só abrir a massa com o rolo, cortar, rechear e fechar como pastéis (se você não sabe fazer essas dobrinhas na extremidade, feche com o garfo mesmo). Pincele com a gema e leve para assar numa forma levemente untada, forno preaquecido (180ºC) até dourar.

Dicas:
 
Essa quantidade de massa rende 4 empanadas médias ou 8 pequenininhas. 
Deixar a massa na geladeira é muito importante porque facilita na hora de abrir. A massa é bem macia na temperatura ambiente e o tempo de geladeira a deixa mais durinha. 
Não use recheios muito úmidos, que soltem água. Isso vai fazer com que as empanadas se abram ou vazem. Prefira carne moída, frango, etc. Eu fiz um recheio de ricota com cenoura ralada, milho, temperos e um pouquinho de creme de ricota só para dar liga.

2 comentários:

Eu comentaria isso!