domingo, 7 de setembro de 2014

Bolo Peteleco


Todo mundo tem uma receita de família, daquelas que sua avó fazia, depois passou para sua a mãe e agora você é quem faz, não tem? Então! Esse bolo é o bolo da minha infância. O bolo que eu comia todas vez que ia para a casa da minha avó paterna no interior de SP. O bolo que eu comi durante muitos anos da minha infância e da minha adolescência feito pela minha mãe. O bolo que até hoje eu como feliz - tanto cru como assado (isso mesmo, eu como massa crua e adoro, aliás, muita gente gosta). Relutei muito para fazer esse bolo, porque o bom dele é justamente comer fresquinho na casa da mãe (e antes também da avó, quando ela era viva). Como eu não moro mais na mesma cidade da minha mãe e estava angustiada para comer, cedi e resolvi fazer. Foi uma delícia ter feito, tanto pelas boas lembranças que ele traz, quanto pelo sabor que tem. Dei meu toque pessoal colocando chocolate granulado (vovó não colocava, mamãe também não), fique à vontade. Sabe o que foi o melhor disso tudo? Meu filho comeu (tá, para quem o conhece, sabe que não deve ter sido uma tarefa fácil, mas não me importo).

Ingredientes:

Para o bolo:
3 xícaras (chá) bem cheias de farinha de trigo
2 xícaras (chá) bem cheias de açúcar refinado
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 colher (sopa) de pó royal
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de água fervendo

Para a cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga


2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de água
Chocolate granulado (opcional)

Modo de preparo:


Para o bolo:
Peneirar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Misturar o chocolate, os ovos, o óleo e por último, a água fervente. Bater muito bem (batedeira) e despejar numa fôrma quadrada untada e enfarinhada. Levar para assar.

Para a cobertura:
Numa panela, misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até formar uma calda grossa. Despejar por cima do bolo já assado. Salpicar chocolate granulado a gosto.

Dicas:

Para quem não reconhece esse bolo como "bolo peteleco", nada mais é do que a famosa nega maluca.
Esse bolo é muito fácil: basta bater tudo na batedeira!
Fiz 1/3 dessa receita, já que rende horrores! O bolo se conserva bem por uns 3 dias, depois resseca. Guarde em recipiente bem fechado.
Se quiser, faça um brigadeiro mole e jogue por cima. Fica ótimo.

Foto dos livros de receitas da minha mãe (esquerda) e da minha avó (direita) com a receita do bolo peteleco

4 comentários:

  1. Olá! Faço esse bolo no liquidificador e também dá super certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, minha avó também fazia assim! Eu prefiro batedeira!
      Um abraço!

      Excluir
  2. gostaria de saber se pode substituir por achocolatado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, pode sim! Minha avó só fazia com achocolatado rs. Eu prefiro chocolate em pó porque deixa a massa mais leve e com gosto mais acentuado de chocolate.

      Excluir

Eu comentaria isso!