segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Quibe Assado Recheado com Abóbora Japonesa


Não sei como você conhece na sua terra, mas para mim esse tipo de abóbora se chama abóbora japonesa. Tenho que confessar que não tinha o costume de consumir, mas agora já me tornei adepta, e com gosto. Se você não gosta, dá para substituir o recheio por purê de cenoura, por exemplo. Mas eu acho que com a abóbora fica perfeito, o purê é macio e o sabor destoa. Vale a pena experimentar.

Ingredientes:

250 gramas de trigo para quibe
50 gramas de cebola (usei 1/2 cebola pequena)
1/2 maço pequeno de hortelã
250 gramas de carne moída (usei patinho)
1/2 pacote de creme de cebola

400 gramas de abóbora japonesa cortada em cubos (sem casca)
2 colheres (sopa) de creme de ricota
200 gramas de muçarela
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Deixar o trigo de molho por no mínimo 2 horas (eu deixo de um dia para o outro). Lave o trigo e esprema-o muito bem com o auxílio de um pano de prato, tentando eliminar o máximo de água possível. Reserve. Coloque a cebola e as folhas de hortelã num processador. Misture-as ao trigo e junte a carne moída, o creme de cebola, sal e pimenta. Mexa muito bem com as mãos. Agora o segredo para dar liga: pegue essa mistura e coloque no processador, bata bem até formar uma bola (a massa não cabe toda no processador, divida em 2 porções). Reserve.
Cozinhe a abóbora no vapor e esprema bem com um garfo. Junte o creme de ricota e tempere a gosto, misture bem até formar um purê.
Monte o quibe: unte levemente uma assadeira, espalhe metade de misture de carne e trigo. Coloque fatias de muçarela e por cima o purê de abóbora. Cubra com a mistura de carne e trigo que restou, pincele um pouquinho de azeite. Leve ao forno coberto com papel alumínio até ficar assado. Sirva.

Dicas:

Gente, para a receita ficar leve, usei muçarela light e creme de ricota também light. A muçarela foi para dar um toquinho a mais, para não ficar tão sem graça. Eu colocaria catupiry, mas a intenção era fazer um prato light, então ficou para a próxima.
Eu compro a abóbora já descascada e picada, porque ninguém merece ficar lutando com aquela casca dura que ela tem. Alguns supermercados vendem legumes embalados à vácuo, já cortados e higienizados. É muito prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!