quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cupcakes Amanteigados com Doce de Leite e Merengue



Eu estava doida para testar essa nova receita de massa que peguei num curso do canal Eduk. Gostei demais, o bolo fica bem levinho e fofinho. Para completar, nada melhor do que um bom doce de leite (usei o argentino e incomparável Havanna) com um merengue douradinho por cima! Delícia!

Ingredientes:

Para a massa:
270 gramas de açúcar (1 e 1/2 xícara de chá)
250 gramas de manteiga (em temperatura ambiente)
4 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de leite (em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de fermento
320 gramas de farinha de trigo (2 e 1/2 xícara de chá)

Para o recheio:
Doce de leite de qualidade (o quanto baste)

Para o merengue:
50 mL de claras
200 mL de açúcar (meça na parte de mL mesmo)
50 mL de água

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar 1 ovo de cada vez, batendo bem após cada adição.Coloque a essência de baunilha e junte o leite, a farinha e fermento peneirados com uma espátula, delicadamente.  Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) nas forminhas especiais para cupcakes.

Para o merengue:
Misturar a água com o açúcar e levar ao fogo baixo. Deixar ferver, sem mexer, por cerca de 8 minutos (ou até as bolhas que se formam no centro da panela começarem a subir devagar). O ponto é de fio fino. Enquanto a calda está fervendo, bata as claras até ficarem firmes. Sem desligar a batedeira, acrescente a calda e bata até esfriar e ficar firme.

Para a montagem:
Espere o bolinhos esfriarem. Retire, com o auxílio de uma colher de chá, o miolo dos cupcakes. Há quem aproveite o miolo dos bolinhos para rechear, mas eu desprezo (eu como! hahaha!) e deixo o recheio puro mesmo. Coloque quanto couber de doce de leite. Depois, coloque o merengue já frio num saco de confeitar e decore como quiser. Para dar esse efeito "queimadinho" por cima da cobertura, é necessário ter um maçarico de cozinha. Se você não tem, pode salpicar granulado, chocolate em pó, chocolate picado, vale tudo para decorar o cupcake.

Dicas:

Se estiver muito quente, coloque o merengue na geladeira por um tempo antes de aplicar, assim ele ficará mais firme.
A massa rende cerca de 24 cupcakes, mas a cobertura não dá para isso tudo. A cobertura nessa quantidade deve dar para cobrir bem uns 8 cupcakes.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu também adorei, Rosemary! Muito fofinha e saborosa! Um beijo.

      Excluir
  2. Olá, boa noite!
    Vou testar essa receita mas gostaria de saber se posso fazê-la dobrada, pois preciso de mais cupcakes. Será que dá certo, ou é melhor fazer uma de cada vez? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dobrar a receita da massa sem problemas. Se não conseguir assar todos de uma vez, deixe a massa que sobrou na geladeira enquanto isso. Note que a cobertura não rende tanto quanto a massa e você vai precisar fazer muito mais cobertura, caso vá cobrir com o merengue da receita. Uma opção mais prática é cobrir com chantilly. Boa sorte e espero que goste!

      Excluir

Eu comentaria isso!