segunda-feira, 1 de junho de 2015

Risoto de Brócolis


Risoto e suas diferentes formas de se apresentar... Tem como não amar?

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli
1/2 cebola picadinha
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de azeite
100 mL de vinho branco seco
Cerca de 300 gramas de brócolis
Creme de ricotao quanto baste para ficar cremoso (eu devo ter colocado umas 4 colheres de sopa)
Cerca de 1, 1,5 L de caldo de legumes* bem quente
Sal e pimenta a gosto
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Primeiro, cozinhe o brócolis no vapor. Deixe esfriar um pouco e pique bem. Reserve.
Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga com o azeite. Junte a cebola e deixe dourar. Depois, coloque o arroz (apenas catado, não lave!) e refogue bem. Coloque o vinho, misture e deixe ferver para evaporar. Quando o arroz estiver novamente seco, adicione uma concha de caldo de legumes quente, misture bem, deixe cozinhar em fogo médio. Não precisa ficar mexendo sem parar, mas é necessário mexer bastante, então não saia de perto da panela. Vá colocando mais caldo quente, aos poucos, sempre que o arroz secar, até os grãos ficarem macios (eu gosto al dente, mas deixe como você preferir - lembre-se que se você preferir mais mole, vai precisar de mais caldo). Quando o arroz estiver cozido, é hora de escolher a cremosidade que você gosta. Se quiser com mais caldo, coloque um pouco mais de caldo de legumes antes de finalizar o risoto. Eu prefiro um meio termo, então deixo um pouquinho de caldo "sobrando" porque sei que depois que entrarem os outros ingredientes, o arroz dá mais uma "secada". Coloque então o brócolis picadinho, o creme de ricota, um pouco de parmesão ralado e prove. Acerte os temperos, desligue o fogo e sirva imediatamente (se quiser, polvilhe mais parmesão).

Dicas:

*O caldo de legumes pode ser caseiro - aquele que dá um trabalhão: você pica legumes diversos, cozinha, escorre o caldo e usa no risoto - ou então aquele do tabletinho dissolvido em água quente (é o que eu costumo usar). Mas tenho que confessar que tenho feito risoto usando apenas água quente mesmo, deixando para temperar no final com os temperos que já estou acostumada. Acho que fica mais gostoso assim.
Risoto tem que ser comido quente e assim que o preparo for finalizado, porque ele esfria rápido e logo começa a grudar.
Há quem finalize o risoto com 1 colher de manteiga. Eu coloco de vez em quando, mas nesse optei por não usar. Fica mais "aveludado".
O creme de ricota pode ser substituído por requeijão ou creme de leite.
Não lave o arroz para risoto! Ele tem mais amido, e isso é importante para dar cremosidade.

2 comentários:

Eu comentaria isso!