quarta-feira, 15 de julho de 2015

Creme de Mandioquinha com Espinafre


Mandioquinha ou batata baroa passou a ser ingrediente frequente aqui em casa quando meu filho iniciou a comida sólida. Eu não gostava muito, mas de tanto preparar (e provar), passei a apreciar. Aproveitando o rápido e pouco frio que faz aqui no Rio em julho, fiz essa sopa creme que leva ainda espinafre e requeijão. Fica super cremosa, ótima para comer com pão italiano.

Ingredientes:

2 dentes de alho, amassados
1 colher (sopa) de azeite
4 mandioquinhas médias descascadas e picadas em cubos médios (cerca de 500 gramas)
2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso
1 maço de espinafre picado ou rasgadinho
Cerca de 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e mais um pouco para servir
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e doure o alho rapidamente, tomando cuidado para não queimar. Junte a mandioquinha e mexa bem. Cubra com água fervente e deixe cozinhar até ficar bem macia. Em uma outra panela, aqueça um fio de azeite e refogue rapidamente o espinafre, só mesmo para que a verdura murche. Reserve. Quando a mandioquinha estiver bem macia, transfira tudo para o liquidificador (sem a água). Vá colocando água aos poucos no liquidificador, de acordo com a textura que você gosta. Coloque agora o espinafre refogado e bata bem. Transfira de volta para a panela e deixe ferver. Junte o requeijão cremoso e o parmesão ralado. Prove o sal, se necessário coloque mais um pouco e tempere também com pimenta. Sirva bem quente e polvilhe o queijo parmesão.

Dicas:

Quando fiz essa sopa, estava com a boca recém operada e preferi bater o espinafre no liquidificador junto com a mandioquinha, não queria ter que mastigar nenhum pedacinho de verdura, rs. Mas eu acho que deve ficar mais gostoso se o espinafre for picadinho ao invés de batido.
Pela mesma razão, não coloquei carne nesse creme. Deve ficar uma delícia com bacon em cubinhos, frango ou linguiça.
Se você quiser uma sopa rústica, bata apenas parte da mandioquinha, ou amasse com o garfo para que fiquem pedacinhos.
O requeijão serve para deixar o creme mais cremoso e aveludado. Você pode trocar por creme de ricota ou creme de leite.
Essa quantidade serve 2 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!