segunda-feira, 6 de julho de 2015

Pavê Mousse de Doce de Leite com Chocolate



Ando numa fase de experimentar doces de leite Argentinos. Aqui tem uma rede grande de supermercados perto da minha casa que vende várias marcas. Virei fã do Vacalin, um doce de leite sem amido de milho (ou seja, sem Maizena para engrossar) e com uma cor, consistência e sabor incríveis. Fuçando outro dia em um dos blogs que eu sigo, encontrei uma mousse de doce de leite com chocolate. Não pude deixar de fazer. Como o marido não gosta muito da consistência de mousse, resolvi fazer na forma de pavês individuais porque assim eu sabia que não iria comer isso tudo sozinha. O bom dessa mousse é que não leva ovos, então você não precisa ter nojinho do ovo cru e nem medo da salmonela. Por outro lado, aquela consistência super aerada não aparece, é claro. Mas fica um creme super leve que eu acho que pode ser chamada de mousse sim. Sobremesa curinga, viu?!
Fonte: Na Minha Panela

Ingredientes:

200 gramas de doce de leite (pode ser leite condensado cozido na pressão ou algum doce industrializado)
1 lata de creme de leite sem o soro (para retirar o soro, deixe no freezer por 50 minutos, abra cuidadosamente e escorra o caldo que vai estar no fundo, separado do creme que fica por cima)
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
Biscoitos tipo maria ou maizena (você deve gastar uns 12)
Leite para passar os biscoitos
Raspas de chocolate ao leite para decorar

Modo de preparo:

Na batedeira, bata o doce de leite com o creme de leite e o chocolate em pó até ficar um creme homogêneo. Em ramequins, monte os pavês: coloque uma camada de biscoitos (passe-os antes pelo leite, bem rapidamente), coloque um pouco do creme. Faça outra camada de biscoitos e termine com o creme, seguido pelas raspas. Essa receita rendeu 6 ramequins de 8 cm de diâmetro. Leve para a geladeira por no mínimo 6 horas (melhor se for de um dia para o outro). Sirva gelado.

Dicas:

Nessa receita é importante usar chocolate em pó mesmo. Se você colocar achocolatado, o creme vai ficar doce demais.
A receita rende pouco. Se você quiser fazer um pavê único e grande, dobre as quantidades.
Use um doce de leite de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!