segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Nhoque de Mandioca com o Molho de Tomate da Paola Carosella


Tirando a parte chata que é amassar mandioca, esse nhoque é fácil de fazer, mais leve porque vai menos farinha que o nhoque de batata e é absurdamente gostoso! O molho de tomate é uma receita da chef Paola Carosella que eu vi lá no youtube - "pedaçudo", encorpado. Combinação perfeita!

Para o nhoque:
500 gramas de mandioca cozida e amassada (retire aqueles fiapos duros que ficam no meio)
Cerca de 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de maionese
Sal e pimenta a gosto

Para o molho:
4 colheres (sopa) de azeite
800 gramas de tomates
1 cebola pequena
3 dentes de alho
Tomilho fresco
Manjericão fresco
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Para o nhoque:
Misture a mandioca amassada ainda morna com a farinha de trigo (aos poucos) e a maionese. A massa deve soltar das mãos, sem ficar muito dura. Se for necessário, coloque mais farinha. Tempere a gosto. Faça bolinhas em uma superfície enfarinhada e cozinhe-as aos poucos em água fervente. Quando os nhoques subirem na água, escorra-os e misture-os ao molho já pronto.

Para o molho:
Pique bem a cebola e amasse o alho. Aqueça uma panela alta, coloque o azeite e imediatamente junte a cebola. Deixe em fogo médio-baixo. Coloque um pouquinho de sal na cebola (ajuda no processo de cozimento), junte 1 galho de tomilho e misture. Quando a cebola ficar amarelada, junte o alho. Deixe fritar rapidamente, junte os tomates picados e aumente um pouco o fogo. Tempere com mais sal, pimenta e tampe a panela. Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Abra a panela e verifique a consistência do molho. Se estiver muito grosso, coloque um pouquinho de água até ficar como você preferir. Desligue o fogo e junte folhas de manjericão fresco. Sirva com o nhoque.

Dicas:

Para o molho ficar bem vermelhinho, o tomate tem que estar bem vermelho. Prefira tomates do tipo italiano, são mais doces e mais vermelhinhos. Se for possível, use tomates orgânicos.
Outra dica para o molho ganhar cor é usar um pouquinho de extrato de tomate ou um pouquinho de molho pronto. Mas aí ressalto que o molho vai perder toda a característica "natureba" dele, uma vez que você irá adicionar um alimento industrializado. Não que fique ruim, ao contrário! Mas irá descaracterizar a receita. Faça como você gostar mais!
Adicione farinha de trigo aos poucos na massa de nhoque. Pode ser que precise de menos ou mais. Isso vai depender da qualidade da mandioca que você está usando.
Amasse a mandioca imediatamente após retirar do fogo. Amassar mandioca fria é impossível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!