quarta-feira, 26 de julho de 2017

Sopa Creme de Batatas com Ervilhas


Aproveitando o inverno carioca - que não é inverno de fato, mas as pessoas fingem que é - fui correndo fazer essa sopinha creme de batata, pronta em 20 minutos e com ingredientes que com certeza você tem em casa. Bora fazer?

Ingredientes:

500 gramas de batatas (3 batatas médias), descascadas e cortadas em cubos médios
2/3 xícara (chá) de ervilhas congeladas
Cheiro-verde a gosto
Água fervente ou caldo de legumes (o quanto baste) - usei água + tempero caseiro
Leite (o quanto baste)
Croutons para servir
Sal e pimenta a gosto
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Pique a cebola em cubos e refogue no azeite. Quando ficar translúcida, junte as batatas, misture bem e acrescente a água fervente (ou caldo de legumes) até cobrir tudo. Deixe o fogo médio e a panela semi tampada até as batatas ficarem bem macias (se o caldo começar a secar, coloque mais um pouquinho de água). Desligue o fogo e bata tudo no liquidificador. Se a mistura estiver muito seca para bater, coloque um pouquinho de leite. Volte a mistura para a panela e acrescente leite até o ponto desejado (usei cerca de 100 mL), junte as ervilhas e deixe ferver por uns 2 minutos, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Sirva com croutons.

Dicas:
Essa quantidade serve 2 pessoas.
Os croutons eu comprei já prontos, mas é muito simples de fazer, já que nada mais é do que pão torrado. Basta cortar qualquer pão em cubinhos, temperar com sal, pimenta e regar com azeite. Depois, é só levar para uma frigideira antiaderente e deixar o pão torrar, mexendo para não queimar.
Esse creme também fica delicioso se feito com creme de leite no lugar do leite, se acrescentar 1 colher de sopa bem cheia de requeijão cremoso, se finalizar com parmesão ralado, bacon, linguiça, etc. Há uma variedade bem grande de combinações possíveis, afinal, tudo vai bem com batatas!

Boa opção para os vegetarianos! Para os veganos ou intolerantes/alérgicos ao leite, acredito que vale substituir o leite por algum outro extrato hidrossolúvel ("leite" de coco, "leite" de soja, etc.) ou usar apenas água mesmo (não testei hein, gente! Se alguém fizer, conta aqui). :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!