quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Bolo Churros


Eu adoro essas modinhas de receitas que circulam pela internet. A modinha da vez é o famoso bolo churros. Depois de ler as inúmeras variações da receita, resolvi adaptar uma versão que me agradasse e o resultado foi esse. É um bolo simples de fazer e dá AQUELE toque no seu lanche. Faz aí e me conta! :-)

Ingredientes:

Para a massa:
2 ovos
100 gramas de manteiga (não use margarina) - em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Para o recheio e a cobertura:
Doce de leite pastoso de boa qualidade (o quanto baste) - usei cerca de 300 gramas no total
1 colher (sobremesa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de canela

Modo de preparo:

Para a massa:
Peneire juntos a farinha, o sal e o fermento. Reserve. Bata muito bem a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata mais, até a mistura ficar clara. Diminua a velocidade da batedeira e coloque os ovos, um a um, batendo sempre a cada adição (pode acontecer da massa talhar nesse momento. Se isso ocorrer, não se preocupe, os ingredientes costumam dar liga novamente na junção da farinha, e isso não altera o resultado final e nem o sabor). Desligue a batedeira e vá alternando a mistura peneirada da farinha com o leite, mexendo com um fouet (ou na velocidade mínima da batedeira, brevemente). Unte e enfarinhe uma forma pequena com furo no centro. Despeje toda a massa, nivele-a e por cima coloque colheradas de doce de leite (eu uso uma colher de chá bem cheia para porcionar). Leve ao forno preaquecido e asse até passar no teste do palito. Espere esfriar uns 10 minutos e desenforme sobre um prato de servir.

Para a cobertura:
Derreta a manteiga e pincele por todo o bolo ainda morno. Polvilhe a misturinha de açúcar com canela, incluindo as laterais (faça com as mãos).
Em uma panela, coloque aproximadamente 3 colheres (sopa) cheias de doce de leite e leve ao fogo junto com 1 colher  (sobremesa) de leite. O doce deve derreter, se misturar com o leite e ficar cremoso. A quantidade de leite utilizada vai depender da qualidade do seu doce - se ainda estiver firme, coloque mais um pouquinho de leite. O ponto é como de um brigadeiro mole e deve ficar no fogo apenas para ficar cremoso, não precisa nem esquentar demais. Espalhe o doce por cima do bolo imediatamente e sirva.

Dicas:
Saiba que o doce de leite que você coloca sobre a massa crua vai descer, não tem jeito. Fica aquela porção de doce no fundo do bolo - o que eu achei muito gostoso, pois assim tem doce em cima e embaixo.
Sempre use ingredientes de qualidade e na temperatura ambiente. Nunca use margarina nos bolos (exceto se a receita pedir, categoricamente). Doce de leite de qualidade também é um diferencial.
Essa quantidade é para uma forma redonda pequena. Se você quer fazer aquele bolão redondo, dobre a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!